MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis espera 50 mil visitantes no ‘Festival di Teresa’ até este domingo com ampla programação

Evento cultural e gastronômico ocorre em diversos locais da cidade e celebra o bicentenário da Imperatriz Teresa Cristina

Por Redação Multiplix
08/06/22 - 15:25
Teresópolis espera 50 mil visitantes no ‘Festival di Teresa’ até este domingo com ampla programação Estrutura para o Festival di Teresa na avenida Oliveira Botelho passa pelos últimos preparativos | Foto: Divulgação/Alice Maciel (Festival di Teresa)

Começa oficialmente na noite desta quarta-feira, 8, a primeira edição do Festival di Teresa, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. O evento cultural e gastronômico tem entrada gratuita e acontece até este domingo, 12, em diversos locais da cidade.

O festival celebra os 200 anos da Imperatriz Teresa Cristina e é desenvolvido pela MOX Produções, com o apoio da prefeitura e do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro.

O Festival di Teresa será promovido no Palácio Teresa Cristina, sede da prefeitura, no Espaço Cultural Higino, na Casa de Cultura Adolpho Bloch e na Casa da Memória Arthur Dalmasso.

Além da programação nesses locais, a avenida Oliveira Botelho – no trecho entre o Espaço Higino e a Igreja de Santo Antonio –, no Alto, teve o trânsito de veículos fechado para receber grande parte da estrutura do festival, como passarelas, palcos, telões, e mais de 20 restaurantes com pratos da culinária italiana.

Durante o evento, estão previstos shows de música e danças típicas, intervenções de grupo de teatro motorizado inspirado na ‘Comédia Dell´arte’, palhaços, músicos solos, teatro e dança solos. Para conferir a programação completa, basta clicar aqui.

Festival di Teresa tem ampla programação até este domingoFestival di Teresa tem ampla programação até este domingo | Arte: Divulgação/Festival di Teresa

A abertura oficial acontece às 20h desta quarta-feira, na sede da prefeitura, quando haverá a entrega da Medalha Imperatriz Teresa Cristina, como destaca o prefeito Vinicius Claussen:

“Vamos fazer a entrega da medalha a personalidades que contribuem para a preservação da memória da imperatriz”, diz.

De acordo com os organizadores, o festival deve gerar cerca de mil empregos, entre diretos e indiretos, durante os cinco dias de evento, e a expectativa é de que mais de 50 mil visitantes passem pela cidade. Mais de 40 artistas locais foram contratados e a previsão é de injetar R$ 12,5 milhões na economia local.

O ‘Festival di Teresa’ tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e da Enel.

Sobre Teresa Cristina

Teresa Cristina de Bourbon foi a terceira imperatriz do Brasil e reinou ao lado de Dom Pedro II durante 46 anos. Chegou ao país há 177 anos, a bordo da Fragata Constituição, acompanhada por uma grande comitiva que reunia artistas, artesãos e intelectuais. O município de Teresópolis foi nomeado em homenagem a ela.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.