Sesc RJ Pulsar está com inscrições abertas para o edital de R$ 36 milhões destinados a projetos culturais
Iniciativa selecionará artistas de diversas áreas para a programação de 2026 no estado do Rio

O Serviço Social do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Sesc RJ ) está com inscrições abertas para o edital de cultura Sesc RJ Pulsar até o próximo dia 20 de março.
Com investimento de R$ 36 milhões, a iniciativa financiará projetos que integrarão a programação cultural da instituição em 2026, no estado do Rio.
Essa é a 5ª edição do Sesc RJ Pulsar, que selecionará artistas de todo o país por meio de exposições de artes visuais; audiovisual com criação de curtas-metragens; espetáculos teatrais, circenses e de dança; temporadas de teatro, dança e circo; apresentações literárias, lançamento de livros e produção editorial, além de apresentações musicais. O cronograma é destinado aos públicos adulto e infantil.
Cada linguagem artística tem um caderno exclusivo que orientará os proponentes, de forma específica, na inscrição dos projetos.
De acordo com a organização, entre as novidades deste ano está a inclusão de uma nova categoria na área de literatura, voltada para a criação de obras de não ficção. O objetivo é fomentar a produção de livros inéditos neste gênero, elaborados por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.
Ainda segundo o Sesc RJ, as obras deverão dialogar com temas relacionados às artes, cultura, arte educação e outras áreas do saber como antropologia, sociologia e arquitetura, entre outros.
Outra inovação foi no campo musical, cuja categoria, antes destinada às rodas de samba, foi ampliada, contemplando também iniciativas de forró e choro.
Conforme o edital, os projetos selecionados receberão aporte financeiro para a realização da proposta apresentada, que deverá ser acompanhada de orçamento detalhado, cronograma, da documentação jurídica e técnica descrita no edital e nos cadernos técnicos.
Na inscrição, os proponentes indicarão os espaços de preferência para realização de suas atividades. No entanto, caberá ao Sesc RJ a indicação final de onde deverão ser realizadas, considerando os critérios técnicos, estratégicos e as disponibilidades das agendas das unidades.
O presidente do Sesc RJ, Antônio Florêncio de Queiroz Junior, destaca a importância da criação dessa iniciativa para o setor cultural:
O Edital Sesc RJ Pulsar foi criado num momento de emergência, quando a sociedade do Rio precisou socorrer a classe artística naquele momento delicado da pandemia. Ao longo dos últimos anos, nossa decisão se mostrou muito acertada, porque a cada edição somos surpreendidos com a qualidade, a abrangência e pluralidade da programação. Quem ganha é o público do estado do Rio, com uma grande oferta de atividades culturais nas nossas unidades e em espaços públicos dos municípios.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por aqui até as 17 horas do dia 20 de março. A programação com os projetos selecionados terá início em 2026.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!