MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sementes do Samba: conheça a escola mirim de Nova Friburgo

Grêmio recreativo vai desfilar pelo segundo ano seguido na avenida Alberto Braune, apresentando os 30 anos do Estatuto da Criança e Adolescente

Por Isadora Jaron
18/02/20 - 17:30
Sementes do Samba: conheça a escola mirim de Nova Friburgo Integrantes do Sementes do Samba durante um ensaio em 2018 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Você sabia que Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, tem uma escola de samba mirim? O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim Sementes do Samba Friburguense foi fundado em 2017 e já participou de dois desfiles no Carnaval do município. Ainda sem uma sede, o grupo segue firme no propósito de fomentar a cultura carnavalesca entre os jovens da cidade.

O projeto surgiu em 2013 com a ideia de dar mais espaço e visibilidade aos novos talentos mirins do município, que não teriam tanto espaço nas grandes agremiações. “Nova Friburgo respira Carnaval. Aqui tem muito talento, muita gente boa e que conhece de samba”, explicou Rafael Barbosa, presidente do Sementes do Samba.

O grêmio recreativo reúne crianças e jovens de 7 a 25 anos, durante todo o ano, em oficinas com treinamentos, ensaios e todas as atividades voltadas para a folia. O trabalho é sempre acompanhado por coordenadores envolvidos e experientes no segmento.

“Nossa bateria tem o mestre Fabrício, de 18 anos. Contudo, nós temos o mestre Fred que é da bateria da Imperatriz de Olaria (escola de samba do grupo Especial) e é o coordenador dessa parte musical, da parte de percussão e dá toda a instrução e suporte”, enalteceu Rafael.

Integrantes da agremiação reunidosIntegrantes da agremiação reunidos | Foto: Divulgação/Sementes do Samba

Em 2019 o grupo participou do primeiro desfile na avenida. Para o Carnaval 2020, mesmo com as dificuldades de não ter um local próprio para ensaios, preparação dos carros alegóricos e das fantasias, o Sementes do Samba contou com a ajuda das agremiações e de algumas empresas. A agremiação também aguarda votação, na Câmara de Vereadores, na expectativa de conseguir receber subvenção para realizar os próximos carnavais.

“Nós estamos em trâmite como utilidade pública, na Câmara. Hoje não recebemos subvenção da prefeitura e vivemos com doações. A diretoria muitas vezes entra com o dinheiro. Esse ano tivemos ajuda da Liga das Escolas de Samba (Liesbenf), do Centro de Formação do Vestuário (Cevest) da prefeitura, que deixou que usássemos o maquinário para confecção das fantasias, além de empresas que doaram material”, disse.

Para ajudar no enredo, o Sementes do Samba contou com o auxílio da historiadora Ane Proença que fez as pesquisas sobre o tema e passou para o carnavalesco e coordenadores montarem o samba. Esse ano, o grupo vai falar sobre os 30 anos do Estatuto da Criança e Adolescente, o ECA.

“Tivemos uma palestra muito boa sobre o ECA e as crianças adoraram. Foi muito esclarecedor para nossa preparação para o Carnaval”, frisou Rafael.

Membro da escola confecciona peça de fantasia que será usada em desfile de CarnavalMembro da escola confecciona peça de fantasia que será usada em desfile de Carnaval | Foto: Divulgação/Sementes do Samba

Um Carnaval feito por jovens e pensando também nas entidades friburguenses que não têm condições de estarem presentes na avenida.

“Ano passado levamos de 30 a 40 alunos e pais da Afape para o desfile. Esse ano são sete alas e uma só para a Afape, Apae e Madre Roseli. Nossa missão é levar essas entidades para a avenida como desfilantes. Abrimos espaço para essas pessoas que precisam de inclusão e o Carnaval é para abrir esse espaço. Carnaval sem preconceitos”, finaliza Rafael.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.