MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Romance histórico que se passa em Nova Friburgo será lançado na próxima terça

Lançamento do livro terá bate-papo com os autores George dos Santos Pacheco e Janaína Botelho, além de sessão de autógrafos

Por Bernardo Fonseca
06/05/22 - 10:40
Romance histórico que se passa em Nova Friburgo será lançado na próxima terça Janaína Botelho e George dos Santos Pacheco são os autores de O Fabuloso Dr. Palhares | Fotos: Arquivo pessoal e Gerson Gonçalo

De autoria dos escritores George dos Santos Pacheco e Janaína Botelho, será lançado nesta terça-feira, 10, o romance histórico “O fabuloso Dr. Palhares”, no segundo piso do Cadima Shopping, no Centro de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio.

O evento acontece a partir das 17h e contará com bate-papo com os autores, além de sessão de autógrafos. O lançamento será aberto ao público.

O livro, que é editado pelo Clube de Autores e está em pré-venda desde o início de março, tem como pano de fundo a Nova Friburgo do final do século 19, momento em que a sociedade brasileira passou por profundas transformações políticas, sociais e culturais.

Segundo o material de divulgação de “O fabuloso Dr. Palhares”, a obra é um “romance histórico impactante sobre relações de poder, amizade e amor, abrindo margem para dúvidas e possibilidades veladas nas entrelinhas”.

Capa do livro O Fabuloso Dr. Palhares, editado pelo Clube de AutoresCapa do livro O Fabuloso Dr. Palhares, editado pelo Clube de Autores | Foto: Divulgação

Para um dos autores, o escritor George dos Santos Pacheco, que é colunista do Portal Multiplix e já tem 11 livros publicados, retratar passagens e personagens históricos aproximam da leitura tanto os interessados por história, pela cidade e também os leitores de ficção.

"Por isso, inclusive, minha predileção por ambientar minhas histórias em Nova Friburgo, um lugar real, tangível, ou seja, não se trata de uma cidade fictícia. Quem circula pela cidade vai se identificar, quem ainda não conhece vai passar a conhecer pelo material publicado", afirma.

A ideia de escrever esse livro foi da historiadora, escritora, jornalista, professora universitária e poetisa Janaína Botelho, que convidou George para criar e escrever a parte fictícia da obra.

“Eu queria aproveitar a expertise que ele tem na linha de suspense e ambientar o livro no final do século 19, que é uma época que conheço e domino bem. Foi o que gerou essa parceria”, conta Janaína.

George revela que assim que recebeu o convite, a história começou a se formular na mente. A inspiração veio de alguns livros e cartas de Machado de Assis, além do livro Psicose, de Robert Bloch, e O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson.

“Escrevi os capítulos e os enviei, um a um, para que fossem inseridos os dados históricos; recebendo-os de volta, reescrevia o texto para manter o fluxo da narrativa, tomando o cuidado de não revelar o mistério do enredo”, explica.

Para Janaína, a obra O Fabuloso Dr. Palhares é de fácil leitura e pode ser lida em até três dias.

“O que eu chamo atenção no livro é que todos os fatos históricos que acontecem ali e todas as situações que os personagens se defrontam são reais. O comportamento, tudo ali foi muito restrito àquela época, para você fazer realmente uma viagem ao passado. Você está lendo um livro de suspense e ao mesmo tempo estará conhecendo a história de Nova Friburgo no século 19”, revela.

Sobre o O Fabuloso Dr. Palhares

Dr. Afonso Palhares, cinquentenário e casmurro, que orgulhosamente garantiu para si o notório epíteto de fabuloso, apaixona-se perdidamente pela jovem Helena Pedrosa, a quem o pai pretende casar com ninguém menos que o Conde de Nova Friburgo.

Ameaçado por um homem torpe e sem escrúpulos, Palhares encontra abrigo confidenciando-se por cartas com o amigo Theodoro Gomes. Angustiado, mas tomado de uma grande obstinação, fará de tudo para viver o seu amor e não permitirá que nada nem ninguém atravesse o caminho dos dois.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.