MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto audiovisual online conta curiosidades e alguns episódios da história de Teresópolis

Vídeos criados e produzidos pela equipe da Casa da Memória Arthur Dalmasso celebram a Semana Nacional de Museus

Por Bernardo Fonseca
20/05/21 - 16:24
Projeto audiovisual online conta curiosidades e alguns episódios da história de Teresópolis Vídeos foram produzidos pela equipe da Casa da Memória Arthur Dalmasso | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Para comemorar a 19ª Semana Nacional de Museus, a Secretaria de Cultura de Teresópolis preparou uma série de vídeos que contam fatos, curiosidades e alguns episódios da história do município. Os vídeos, criados e produzidos pela equipe da Casa da Memória Arthur Dalmasso, estão sendo publicados desde terça, 18, com inserções diárias até o próximo dia 22, sempre às 10h.

Rafael Corrêa, chefe do Serviço de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura e responsável pela Casa da Memória Arthur Dalmasso, explica que todo o conteúdo foi consultado no acervo do Patrimônio Histórico do município.

A ideia inicial era fazer a equipe da Casa da Memória gerar conteúdo para o retorno presencial, mas com o prolongamento da pandemia, a iniciativa passou a ser virtual. “Foi o momento de transformar aquelas pesquisas em vídeos curtos para internet”, conta.

“O mais interessante foi que a equipe abraçou o projeto, gerando um produto muito legal, apesar de amador, com muita criatividade e força de vontade”, complementa.

Os arquivos de vídeo que estão sendo publicados ficarão disponíveis posteriormente na página do Facebook Cultura Teresópolis, mas também devem ser exibidos na Casa da Memória tão logo haja o retorno das visitas presenciais. “Será montada uma sala de vídeo onde o projeto passará a fazer parte das exposições do espaço”, diz Rafael.

A primeira temporada dos vídeos do Histórias que contam Teresópolis conta com os 5 episódios listados abaixo.

  • 1) Quiz dos Bairros da Cidade;

  • 2) A Natureza de Teresópolis;

  • 3) Caminhos e Personalidades;

  • 4) Matriz de Santa Teresa;

  • 5) Retratos de Teresópolis - Pedro Eleuterio.

Ainda de acordo com o chefe do Serviço de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto continuará durante todo o ano de 2021. A partir do dia 29 de maio, será disponibilizado um vídeo por semana, sempre nos sábados, às 10 horas.

“A receptividade do projeto pela equipe tem sido super legal, tanto que já existe o pensamento de continuidade no próximo ano. Aí sim, incluindo entrevistas com locais e historiadores da cidade”, finaliza Rafael.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.