MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Primeira edição do Festival do Choro de Cabo Frio vai receber grandes nomes da música instrumental

Evento terá entrada franca e ocorrerá neste fim de semana na orla do Canal Itajuru

Por Rômullo Espíndola
12/05/23 - 16:29
1ª edição do Festival do Choro de Cabo Frio vai receber grandes nomes da música instrumental 1ª edição do evento vai ocorrer na orla do Canal Itajuru | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Música boa é o que não vai faltar na 1ª Edição do ‘Festival do Choro’, evento cultural que chega a Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, a partir desta sexta-feira, dia 12, trazendo grandes nomes da música instrumental brasileira.

O evento, organizado pela prefeitura do município, vai ocorrer na orla do Canal Itajuru e terá arte, cultura e música de ótima qualidade.

Essa primeira edição será gratuita e vai reunir músicos de renome no cenário nacional, em frente a um dos cartões-postais mais charmosos da cidade, conforme divulgado pela prefeitura:

Será uma linda celebração aos maiores expoentes do gênero musical popular, que surgiu no meio urbano da cidade do Rio de Janeiro, ainda no fim do século XIX.

Ao longo dos três dias de festival, o público será brindado com os maiores clássicos do gênero, conhecidos por meio da arte de nomes como Pixinguinha, Joaquim Calado, Ernesto Nazaré, Jacob do Bandolim e Altamiro Carrilho, entre outros.

O secretário adjunto de Comunicação de Cabo Frio, Marcos Azevedo, destaca a importância do evento para a cultura da cidade:

O Festival do Choro é mais um evento que reforça nossa política de oferecer entretenimento musical de qualidade, com grande valor cultural. O público pode esperar por uma programação caprichada, com nomes de peso da música.

Além de reunir os amantes do gênero, o festival é uma oportunidade para conhecer mais um pouco do primeiro estilo musical urbano tipicamente brasileiro e prestigiar o trabalho de grandes músicos e cantores, vários deles de renome nacional.

Conheça um pouco mais das atrações do festival:

Gira Vinil – Trabalho de pesquisa, curadoria e discotecagem, que valoriza a Música Popular Brasileira e os registros fonográficos em LPs de vinil, as famosas 'bolachas'. Idealizado em 2016, o coletivo é formado pelo produtor cultural Renan Veiga; pelo beatmaker e turismólogo Klauss Melo ‘Mr.Kondbeats’, e pelo cineasta Rafael Turrini.

Chora que Melhora – O 'supergrupo' formado pelos violonistas Paulinho Bandolim e Marcos Guida; pelo multi-instrumentista Marco de Pinna e pelo percussionista Eber de Freitas se reúne para levar a nata do repertório do chorinho ao público de Cabo Frio.

Choro no Quintal – O coletivo partiu da ideia de reunir músicos na casa da família Lopes, em Cabo Frio, para tocar choro. A formação conta com Marcilio Lopes (bandolim); Gabriel Leite (clarinete, flauta e saxofone); Josimar Carneiro (violão de sete cordas); Adalberto Miranda (violão de seis cordas); Junio Vidal (cavaquinho); Juarez Lopes (pandeiro) e João Victor (percussão).

Conjunto Época de Ouro – O histórico conjunto regional de choro fundado por Jacob do Bandolim, em 1964, também vai marcar presença no festival. O repertório repleto de clássicos do gênero promete emocionar o público. A atual formação conta com João Camarero (violão de sete cordas); Luis Flavio Alcofra (violão de seis cordas); Celsinho Silva (pandeiro); Ronaldo do Bandolim; Jorge Filho (cavaquinho) e Antonio Rocha (flauta e flautim).

Trio Julio – O Trio Julio é formado pelos irmãos Magno Júlio (percussão) e os gêmeos: Marlon Júlio (violão 7 cordas) e Maycon Júlio (bandolim). Com repertório de ritmos brasileiros como samba, choro, baião e frevo, o Trio interpreta músicas autorais e de grandes compositores da música instrumental brasileira, com arranjos e adaptações próprias.

Nilze Carvalho – Cantora, compositora e instrumentista, Nilze iniciou a carreira ainda na adolescência, como o álbum 'Choro de Menina', em 1981. Desde então, fez sólida carreira nacional e internacional, e gravou mais de uma dezena de discos, incluindo 'Verde Amarelo Negro Anil', de 2015, indicado ao Grammy Latino de melhor álbum de samba.

Choro Novo – Grupo de choro criado no Rio de Janeiro, no ano de 2010. Integrado por Abel Luiz (cavaquinho, bandolim, violão tenor e viola caipira), Marlon Mouzer (violão 7 cordas) e Reinaldo Pestana (bateria e percussão). Desde então, participou de inúmeros projetos e apresentações.

Rúben Pereira – É violonista de sete cordas, tendo sido aluno de mestres do choro como Dino 7 cordas, Mauricio Carrilho e Luiz Otávio Braga. Fundador do Coletivo Só Pra Moer, é também o criador do Festival Cultural Benedicto Lacerda em Macaé e de muitas rodas e movimentações culturais na região.

Trio Turuna – O grupo é formado por Marcílio Lopes (bandolim), Jayme Vignoli (cavaquinho) e Paulo Aragão (violão). O trabalho do trio presta tributo a diversos compositores, pedras fundamentais do choro, como Anacleto de Medeiros, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth, além de apresentar composições autorais.

Confira a seguir a programação completa do Festival do Choro de Cabo Frio:

Sexta-feira (12/05)

  • 18h e intervalos – Gira Vinil

  • 19h – Chora que Melhora

  • 20h30 – Grupo Choro no Quintal

  • 22h – Conjunto Época de Ouro

Sábado (13/05)

  • 18h e intervalos – Gira Vinil

  • 19h – Trio Julio

  • 20h30 – Nilze Carvalho

  • 22h – Grupo Choro Novo

Domingo (14/05)

  • 18h e intervalos – Gira Vinil

  • 19h – Rúben Pereira

  • 20h30 – Trio Turuna

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.