Parque de Ideias chega a Friburgo com espetáculo 'Macacos', show de Zezé Motta e oficinas gratuitas
Atividades oferecidas nesta edição integram as celebrações do Mês da Consciência Negra

Pela primeira vez fora da capital do Rio de Janeiro, o Parque de Ideias será realizado em Nova Friburgo, na Região Serrana do estado, entre os dias 2 e 8 de novembro, em uma edição especial.
Com programação inteiramente gratuita, o evento promove atividades culturais e artísticas, como show, teatro e oficinas.
O diretor-presidente da Energisa Minas Rio, patrocinadora do evento, Eduardo Mantovani, ressalta que as atividades oferecidas nesta edição integram as celebrações do Mês da Consciência Negra.
Em Friburgo, serão promovidas oficinas de criação textual, atuação e desenho, na Usina Cultural Energisa, na praça Getúlio Vargas. Para participar, os interessados devem se inscrever em formulário disponível online.
O público poderá aproveitar ainda o espetáculo "Macacos" na quinta-feira, 7 de novembro, às 20h, e o show de Zezé Motta na sexta, dia 8 de novembro, às 20h.
As apresentações serão realizadas no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na praça do Suspiro, e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início dos eventos.
Zezé Motta revisita músicas que marcaram seus 50 anos de carreira | Foto: Divulgação/Comunicação Energisa
De acordo com o produtor do Parque de Ideias, Marcio Debelliano, o objetivo foi trazer para a cidade as atrações que tiveram mais procura no Rio:
São professores renomados e os alunos adoram as oficinas. No caso da Ana Kfouri, até abaixo-assinado pedindo novas turmas já recebemos! A questão é conseguir brecha na agenda dela. Demos sorte de que ela teve um intervalo na preparação de atores para uma novela e conseguiu encaixar a oficina na Usina Cultural da Energisa durante o fim de semana.
Confira a seguir a programação completa:
Sábado, 2, e domingo, 3
A atriz e diretora Ana Kfouri ministra a aula "Atuação Para o Audiovisual" para capacitar atores para o trabalho diante das câmeras.
Na atividade, com início às 9h30, os alunos vão praticar exercícios audiovisuais, trabalhar monólogos e realizar processos de compreensão, sensação e ação.
Terça-feira, 5, e quarta, 6
A professora Adriana Maciel, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), orientará, às 9h30, a oficina "Escritas Performáticas", que busca estimular a criação literária através de narrativas ficcionais de autores de diferentes épocas e nacionalidades.
O conteúdo servirá como referência e ponto de partida em que o aluno exercitará novas escritas.
Quinta-feira, 7, e sexta, 8
A última oficina da programação é com o artista plástico e quadrinista André Dahmer, às 9h30. Durante o "Desenho sem Medo", os alunos serão ensinados a se expressarem através do desenho livre.
Clayton Nascimento recebeu o Prêmio APTR na categoria Melhor Ator por sua performance no espetáculo "Macacos" | Foto: Divulgação/Comunicação Energisa
Ainda na quinta-feira, 7, o público poderá aproveitar a apresentação do monólogo "Macacos", com o ator Clayton Nascimento, às 20h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura. O espetáculo aborda o racismo estrutural e o genocídio negro que fazem parte do cotidiano brasileiro.
Na sexta, 8, o evento chega ao fim com o show "Atendendo a Pedidos" de Zezé Motta, também no teatro municipal, às 20h. Durante a apresentação, a cantora e atriz revisita canções e homenageia compositores que fizeram parte de sua carreira.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!