MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo terá programação pelo mês da Suíça a partir desta quinta

Município celebra data nacional suíça e bicentenário da chegada dos primeiros imigrantes

Por Luisa Machado
31/07/19 - 15:04
Nova Friburgo terá programação pelo mês da Suíça a partir desta quinta A comemoração é uma forma de resgatar as tradições suíças no município | Foto: Arquivo/Amanda Tinoco

O Dia Nacional da Suíça é celebrado nesta quinta-feira, 1º de agosto. Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a comemoração tem um detalhe especial: em 2019 completam-se 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes suíços ao município.

Para marcar a ocasião, diversas atividades serão oferecidas pela Casa Suíça e pela colônia suíça de Nova Friburgo ao longo de todo o mês de agosto.

No dia 1º, a programação começa às 10h, com o hasteamento de bandeiras na Praça das Colônias, na Praça do Suspiro, no Centro da cidade. Em seguida, às 12h30, é a vez da Casa Suíça, em Conquista, receber as bandeiras. As solenidades contarão com a presença do cônsul-geral da Suíça no estado do Rio, Rudolf Wyss.

Ainda no primeiro dia de atividades, estão previstas apresentações de dança, canto e música, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura e na Praça das Colônias, os dois na Praça do Suspiro. Em seguida, às 21h, os festejos estendem-se ao teleférico, onde haverá cortejo de lanternas - tradição folclórica de origem suíça - realizada, este ano, pela Escola Municipal Vevey La Jolie, de Conquista.

A programação do Agosto Suíço continua no dia 11, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, a partir das 18h, com um show de talentos voltado para crianças e jovens friburguenses, que levará o vencedor para um intercâmbio na Suíça. No dia 18, haverá competição de mountain bike, em que ciclistas percorrerão trecho da RJ-130, com largada marcada para às 9h, na Casa Suíça.

Além disso, nos dias 23 a 25 de agosto, a Casa Suíça oferecerá o tradicional Festival do Chocolate de Nova Friburgo, que, além de produtos produzidos na Frialp Queijaria e Chocolataria, também contará com apresentações artísticas de música, dança, oficinas, food truck e muito mais.

Para Geraldo Thuler, presidente da Colônia Suíça, o evento é mais do que uma forma de homenagear os imigrantes suíços que ajudaram na colonização do município.

“Trazer essas referências para Nova Friburgo e poder resgatar um pouco a origem dos nossos ancestrais é sempre muito bom. Além de ser gratificante ver as pessoas juntas organizando e preparando essa festa”, conclui.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.