MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo: SerrAção faz mapeamento para incentivar produção audiovisual

Profissionais, produtoras, empresas de serviços e espaços para locação são convidados a participar

Por Sara Schuabb
08/04/19 - 10:07
Nova Friburgo: SerrAção faz mapeamento para incentivar produção audiovisual Filmagem de Missão Cupido, em Nova Friburgo | Foto: Guilherme Rezende Jr

O polo audiovisual de Nova Friburgo e região - SerrAção, vai fazer um mapeamento piloto estatístico, físico e de serviços locais para criar um panorama que incentive a produção cinematográfica no município. Para isso, está convidando os profissionais da área de cinema, produtoras, serviços e proprietários de espaços para locação a participarem do cadastramento.

“Estamos mapeando profissionais do audiovisual que moram e são da cidade, mesmo que com pouca experiência, para entendermos o perfil do mercado local. Por exemplo, vamos saber quantos cadastros são de empresas, quantos são de Microempreendedor Individual (MEI) e quantos são de pessoas física, para traçarmos a realidade do mercado”, explica o coordenador do mapeamento e produtor de cinema, Guilherme Rezende Jr.

Também será feito um levantamento dos espaços físicos que possam servir de cenários dos filmes. Serão fotografados e catalogados com a finalidade de compor um material de apresentação estruturado para produções que desconhecem o que há no município.

Haverá, ainda, o mapeamento dos serviços que são necessários durante a produção de um filme, como serviços de hotéis, transporte, alimentação, lojas de materiais de construção, supermercados, etc.

Outra pesquisa a ser realizada será quanto à locação de espaços, que necessita de um trabalho de campo, para conhecer os locais, pedir autorização dos proprietários, fotografar e depois organizar em categorias como escolas, praças, mirantes, fábricas.

“O mais legal da produção audiovisual é que ela estimula o desenvolvimento econômico de forma indireta e é bem distribuída. Produzir um filme é caro, e os serviços e profissionais utilizados são os mais diversos, distribuindo esse montante de investimento na cidade, que depois vira consumo nela própria”, finaliza Guilherme Rezende.

Filmagem de Missão Cupido, em Nova FriburgoFilmagem de Missão Cupido, em Nova Friburgo | Foto: Guilherme Rezende Jr

Como funciona o cadastramento

Os interessados em se cadastrar devem preencher um formulário on-line que está disponível na página do SerrAção - http://serraacao.com.br/ e em suas redes socias, de acordo com a categoria - profissionais, produtoras, serviços ou locação. Mais informações no mapeamento.polo@gmail.com.

SerrAção

É uma agência de desenvolvimento do polo audiovisual de Nova Friburgo e Região, formada há quase 2 anos por produtores e profissionais do audiovisual friburguense. Tem como objetivo fortalecer o cenário audiovisual da região através de ações gratuitas como cursos e palestras através de formação de plateia, promoção de editais de produção audiovisual local e também no apoio a produções profissionais, que deve ser aprimorado até o próximo ano.

Já participou de duas produções audiovisuais de grande porte rodadas no município como, "Missão Cupido", da Raccord Produções e "Macabro", da mesma produtora de "Tropa de Elite", Zazen Produções. Também realizou junto ao consulado Suíço diversas ações visando as comemorações dos 200 anos de Nova Friburgo e ajudou a levar quatro friburguenses, selecionados em edital, para realizarem um curta em Fribourg na Suíça, e exibirem no Festival Internacional de Filmes de Fribourg (FIFF). Ainda trouxe para Nova Friburgo o diretor do festival, respeitado no cenário cinematográfico mundial, Thierry Jobin, para dar um curso sobre dois fundos de investimento suíços voltados para projetos não-suíços.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.