MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Na agenda cultural online, motivos de sobra para ficar em casa!

Galerias de arte, museus e espaços culturais oferecem artes visuais, plásticas, teatro, cinema, música e dança

Por David Massena
09/04/21 - 11:36
Na agenda cultural online, motivos de sobra para ficar em casa! Plataforma Google Arts & Culture promove uma visita virtual ao Museu do Louvre, em Paris | Foto: Banco de Imagem

Fim de semana sem intenção de nada. Tem melhor? Tem sim! Sextou! E pinçamos uma agenda cultural online pra todo mundo ficar quietinho se protegendo do vírus que circula lá fora. A flexibilização não é um libera geral! E nem precisa ser. Pode estar tudo aberto e você tem a opção de ficar em casa. Aliás, se puder, fique em casa.

Vamos ao teatro? “A Reinvenção do Amor” é uma comédia romântica inspirada por grandes cenas de clássicos filmes americanos. A peça de Saulo Sisnando, com direção de Fernando Philbert e direção musical de Maíra Freitas, tem no elenco Aline Deluna e Marcelo Nogueira. O projeto foi contemplado pelo Edital 01/2020 – “Retomada Cultural RJ” e a estreia é hoje na plataforma do YouTube. O espetáculo ficará disponível na plataforma até o dia 18 de abril e o acesso é gratuito.

Nesta sexta, 9, a Orquestra Sinfônica Brasileira lança o álbum “OSB de Casa — Clássica Brasileira”, nas plataformas de streaming de áudio. Dentre elas, Spotify, Deezer e Apple Music que são as mais conhecidas. É uma coletânea reunindo os melhores momentos da “Série Clássica Brasileira”, que foi produzida remotamente no ano passado.

As artes plásticas estão mais perto da gente. Com as novas regras neste assustador pico da pandemia, as galerias de arte voltaram com o “viewing room” (sala virtual) – o nome dos espaços digitais que o mercado de arte foi obrigado a criar para mostrar seus acervos e novos trabalhos de artistas.

Na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, que dá início às celebrações dos 20 anos do espaço, a exposição virtual “Água viva”, da artista visual Rose Aguiar, é o destaque até o dia 15 de maio, com uma série composta por 10 imagens. Para navegar e realizar um tour virtual de 360 graus, basta acessar o link da exposição através do site.

A Galeria Simone Cadinelli, do Rio, apresenta a exposição de Jeane Terra, “Escombros, peles, resíduos”, disponível no site até 29 de maio.

Não para por aí. A Galeria de Arte Ipanema, com direção de Luciana Sève, também está com as portas fechadas, mas com visitação para a mostra “Mulheres: 55 anos da Ipanema” no site, com as artistas que passaram pela galeria; além da “sala virtual” de Carlos Cruz-Díez (1923 – 2019), um dos mais incríveis artistas do movimento cinético e grande estudioso das cores.

Outra galerista que anuncia agenda é Anita Schwartz que também está com as mostras online, sendo a mais nova, inaugurada em abril, a série “Casa & Jardim”, de Rochelle Costi, com trabalhos feitos durante a pandemia em 2020.

A exposição ‘Um Autorretrato Cubano’, de José Alberto Figueroa chega ao Rio em formato inédito para temporada online e gratuita. O fotógrafo cubano é considerado um dos precursores da fotografia conceitual. A mostra será exibida até 2 de maio através do site do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, onde ficará hospedada. A exposição apresenta, por meio das fotografias, um olhar para o povo cubano e para as transformações sociais que mobilizaram o país durante as últimas cinco décadas.

O Instituto Martim Gonçalves lança exposição virtual no canal do YouTube com a aula “Teatro Infantil e a Escola da Criança do MAM na Bahia”, projeto que ele capitaneou com a arquiteta Lina Bo Bardi, no Instagram (@institutomartimgoncalves).

Vale lembrar que você pode visitar, totalmente online, os museus mais famosos do mundo, sem pagar nada, na plataforma Google Arts & Culture. Tem Museu do Louvre (Paris), MoMA — The Museum of Modern Art (NY), o Museu Nacional de História Natural (NY) e por aí vai. Claro que nada substitui a experiência física, mas, para quem não vive sem arte, pode ser um caminho. Um bom caminho.

No sábado, 10, às 20h, no YouTube, o Coletivo Muanes Dança Teatro estreia “Mask”, um espetáculo de dança Afro Ameríndia Contemporânea, que apresenta encontros das máscaras humanas. Amarradas por uma dança de eficiente corporeidade e temas que se inter-relacionam no amor, sexualidade, vida, relações de poder e afetos nas fronteiras onde se negocia visibilidade e invisibilidade, o espetáculo gravado no Teatro Cacilda Becker é dirigido por Denise Zenicola, que capitaneia o grupo de três bailarinas negras e uma ameríndia com idade entre 20 e 52 anos. Para assistir o espetáculo, basta acessar este link.

Até amanhã, sempre às 20h30, ao vivo pelo Facebook , o espetáculo musical “Tangueiros In Concert” apresenta o regente e pianista Pedro Henrique Calhao, que estará acompanhado pelos músicos Facundo Estefanelli no contrabaixo acústico, Israel Fogaça Jr. no violino, e Martin Lima no bandoneon. O projeto traz apresentação online, com repertório que valoriza a música instrumental.

O festival instrumental “Mulambo Jazzgráfico” faz a 6ª edição online, neste fim de semana. Sempre a partir das 16h, no YouTube da Rádio Escada, com grandes nomes da música instrumental e novos talentos selecionados pelas curadoras Nathália Grilo e Roberto Barrucho.

Para a criançada, entre os dias 09 e 18 de abril, de sexta a domingo, às 16h, ocorrerão os shows do musical infantil Brasileirinhos - Música para os Bichos do Brasil.

Paulo Bira (violão, voz, direção musical), Kennya Macedo (voz), Simone Julian (flauta, sax, voz), Edu Diegues (baixo) e Guegué Medeiros (bateria) irão apresentar músicas curiosas, lúdicas e divertidas sobre animais da fauna brasileira que correm risco de extinção. Não é bacana? A transmissão será realizada por meio do YouTube.

O Festival De Dramaturgia: Jornadas Heróicas Possíveis será realizado nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de abril de forma gratuita pelo YouTube. Idealizado pelo Núcleo de Pesquisa Drama Seis e com produção da Romã Atômica, a proposta do evento é ampliar a discussão sobre dramaturgia e tem como proposta de interface a obra O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell. A obra serviu para novos autores criarem textos com abordagens que desafiavam a estrutura estabelecida da Jornada do Herói. A programação inclui uma mostra audiovisual, sempre às 18h30, em formato online de seis dramaturgias de textos curtos. Já as aulas abertas ocorrem às 19h30 com artistas convidados que discutirão o próprio trabalho em fricção com alguns aspectos presentes na Jornada do Herói. A programação completa está neste link.

O ator Vinicius de Oliveira (Linha de Passe, Bala Perdida, Abril Despedaçado, Central do Brasil) é uma das atrações do Primeiro Festival Brasileiro de Cinema Cômico, que vai até o domingo, 11, com transmissão gratuita pelo YouTube. O festival reúne 32 produções de 11 estados, com uma seleção dos melhores curtas do gênero no país. O festival tem apoio da Lei Aldir Blanc.

O “Curtaflix — Festival de Curtas Online” acontece de 8 a 17 de abril, com 293 filmes nacionais selecionados por 21 curadores convidados.

O festival “Conexão Sana” chega à 4ª edição, na segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de abril, às 16h, pela primeira vez, totalmente online, reunindo artistas como Casuarina e Raiz do Sana. No canal do YouTube.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.