Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio celebra 42 anos com visita educativa especial
Programação de aniversario contará um pouco da história do convento que virou museu
Mart foi criado para preservar o monumento que abrigou o Convento de Nossa Senhora dos Anjos
|
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio
Um dos pontos turísticos mais históricos de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, está em festa. O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) completa 42 anos neste domingo, 15, mas as celebrações começam neste sábado, 14.
Para comemorar a data, o espaço realizará uma visita educativa especial. A visitação, batizada de #VemProMart, será gratuita e aberta a moradores e turistas.
A visita guiada abordará a chegada dos franciscanos à região, no século XVII, a construção do convento e sua deterioração ao longo dos anos, além da intervenção e tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, por fim, a inauguração do Mart.
Ao longo desses 42 anos, o museu recebeu milhares de visitantes, acolheu centenas de exposições artísticas, manifestações culturais, realizou capacitações, como os cursos sobre patrimônio e formação de professores, e promoveu eventos como o Frade Cervejeiro e Música no Convento, entre outros.
Museu recebeu milhares de visitantes, acolheu centenas de exposições artísticas e manifestações culturais | Foto: Divulgação/Mart
Para Aline Cadaxo, museóloga do espaço, é impossível pensar no Mart sem considerar os 338 anos decorridos desde o início da construção de sua sede, o antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos:
O Mart, desde sua inauguração, em 1982, vem criando novas memórias para esse edifício histórico, agora compartilhadas com os mais diversos públicos que participam de suas atividades de preservação, exposição, pesquisa, educação e cultura.
Na visão de Aline, o museu continua, ano após ano, contribuindo para o permanente processo de construção das memórias locais e o respeito à diversidade cultural:
Parabenizo todos os servidores e colaboradores, amigos e parceiros, de ontem e de hoje, por terem construído ao longo desses 42 anos um museu atuante no desenvolvimento cultural da região e por terem colaborado para que o Mart tenha se tornado esse polo produtor e difusor de conhecimento.
De acordo com a direção do museu, não é necessário fazer agendamento para participar da visitação. Basta comparecer ao Mart, situado no largo de Santo Antônio, s/n°, no centro do município cabo-friense, neste sábado, 14, a partir das 10h30.
Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram)
Inaugurado em 15 de dezembro de 1982, sob a gestão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Museu de Arte Religiosa e Tradicional foi criado para preservar o monumento que foi a sede do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, onde os franciscanos viveram por mais de 170 anos (1696-1872).
Inscrito no Livro de Tombo das Belas Artes do Iphan, em 1957, como patrimônio nacional, atualmente, o espaço abriga o museu e mantém sua parte religiosa, a Capela de São Francisco da Penitência e cemitério, pertencentes à Ordem Franciscana Secular (OFS).
Desde janeiro de 2009, o Mart é mantido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






