MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Lumière: conheça o grupo de cineclubistas que promove a sétima arte em Lumiar

Desde 2016, cineclube chamado de Lumière – Loucos Por Cinema reúne amantes de filmes para exibições e rodas de bate-papo sobre a sétima arte

Por Luisa Machado
02/12/19 - 10:10
Lumière: conheça o grupo de cineclubistas que promove a sétima arte em Lumiar Grupo Lumière promove exibição de filme ao ar livre, em praça de Lumiar | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Já pensou em juntar um grupo de amigos com gostos e opiniões parecidos e construir um clube? Essa é a história do Lumière – Loucos por Cinema. O grupo cineclubista foi criado em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e, há três anos, realiza encontros para compartilhar o interesse pela sétima arte.

“Os cineclubes são espaços democráticos que promovem a reflexão à realidade, facilitando o acesso a diversos filmes e cinematografias, e valorizando a experiência da divulgação e da exibição”, explica Joaquim Ferreira, que é um dos fundadores do grupo.

O nome do clube traz referência ao sobrenome de duas pessoas importantíssimas na história do cinema: os irmãos Lumière, que em 1895 realizaram a primeira projeção cinematográfica do mundo, na França. Além disso, a referência também brinca com o nome de Lumiar, distrito de Nova Friburgo em que está localizado o clube.

Uma curadoria coletiva feita a partir de indicações pessoais de integrantes do clube é a forma de escolha das obras a serem transmitidas, toda semana.

“Ao criarmos o grupo consideramos que o cinema une e reforça laços de amizade, tolerância e companheirismo. Esta tem sido nossa prática: a cada sessão, a cada filme exibido agregamos pessoas e compartilhamos opiniões sobre cinema, sobre o mundo projetado na tela para o aperfeiçoamento do pensamento crítico e da prática democrática”, completa Joaquim.

Filmes exibidos pelo cineclube são escolhidos pelos integrantesFilmes exibidos pelo cineclube são escolhidos pelos integrantes | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O grupo cineclubista aceita a participação de novos integrantes e, para participar, basta começar a frequentar as reuniões do grupo.

“Realizamos sessões aos sábados e, desde agosto, também às terças-feiras, incorporando na nossa programação o projeto Ciclo de Filmes "Grandes Diretores". O ciclo atual é dedicado ao diretor francês François Truffaut . As sessões são realizadas na sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. Promovemos, também, sessões no Espaço Ecoarte, em São Pedro da Serra, às sextas-feiras, pelo menos uma vez por mês. Todas as nossas exibições são gratuitas”, finaliza.

Para saber quais são as próximas datas de exibições, basta acessar as redes sociais do grupo, através do Facebook, no Instagram ou por meio do blog.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.