Fórum Popular de Cultura de Lumiar e Biorregião começa sua 3ª edição nesta sexta-feira
Objetivo é integrar a comunidade local em prol do desenvolvimento cultural da região e adjacências
A 3ª Edição do Fórum Popular de Cultura de Lumiar e Biorregião começa na próxima sexta-feira, 24, e segue até domingo, 26, no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio.
O evento tem por objetivo integrar toda a comunidade local reunindo artistas, agricultores, produtores e comerciantes em prol do desenvolvimento cultural da região e adjacências.
O fórum também busca dar mais espaço aos artistas e estabelecer um diálogo com a comunidade, de modo a valorizar as riquezas da cultura, levantar as necessidades e propor soluções para os desafios daquelas localidades.
Atividades envolvem a sociedade civil da região | Fotos: Divulgação
O encontro tem diversas atividades, todas gratuitas e abertas ao público, como grupos de trabalho (GTs), rodas de conversa, apresentações musicais, performáticas e circenses, mostras e oficinas. Essa edição dá continuidade ao projeto que acontece desde 2022.
Além disso, alunos das escolas da região podem participar do ‘Concurso Imaginando Futuros’, que busca engajar e incluir o público mais jovem nas temáticas abrangidas pelo fórum.
Grupos de trabalho
Os GTs são rodas de conversa conduzidas por mediadores, em que as pessoas interessadas ou que atuam nas áreas específicas compartilham ideias, projetos e sugestões.
Eles ocorrerão no segundo dia do evento, divididos em sete grupos que incluem: artes visuais, artes do espetáculo, audiovisual, saúde e medicina popular, agroecologia, literatura e oralidade e esporte.
Para participar dessa atividade, o interessado pode se inscrever no GT de sua preferência clicando neste link.
Conheça programação das atividades que fazem parte do evento:
Lumiar – praça Levy Ayres Brust
- Sexta-feira, 24:
Das 18h às 22h - A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense abre a programação, seguida pela Mostra Lume e Show Surpresa.
- Sábado, 25:
Das 9h às 13h - Iniciam as rodas de conversa sobre economia local e outra sobre resíduos sólidos. Também terá início a exposição de brinquedos do Projeto Brincar é Bom e eu Gosto.
Das 14h30 às 17h30 - Prosseguem as rodas de conversa dos GTs.
Das 18h às 22h - Acontece o Festival Lumiar, com apresentações da performance Jequitibá Rosa, de Amanda Gouveia e Jhasmyna. Gui Flemming com o ‘Show Benditos’, Léo Viramundo e Madame Baderna com o ‘Show Não é Tão Preto no Branco’ e Gustavo Macacko com o ‘Show Antenas Ancestrais’.
Apresentações de capoeira e musicais fazem parte da programação | Fotos: Divulgação
- Domingo, 26:
Das 9h às 13h - Apresentação de capoeira com Jeff Nascimento do Instituto Aluandê Capoeira Angola, formado pelo mestre Célio Gomes. Yoga com Flor Fusi do projeto Incorporalma. Também se apresenta o grupo Boi de Luz e acontece uma oficina de grafite com a artista Patricia Janiszewski.
Das 14h30 às 16h30 - Bate-papo sobre diversidade cultural com Tatiane Jesus, Jorge Ayer e Michely Felicio.
A partir das 16h - Na praça Maria Marchon, no centro do distrito, acontece a apresentação do espetáculo ‘O Circo a Céu Aberto’.
Das 18h às 22h - Apresentação do artista Juba Machado com Show Áfricatupi e Jam Session, no Cine Clube Lumiar.
São Pedro - Casa dos Saberes
- Sábado, 25:
A partir das 14h - Acontece o encontro interdisciplinar e lançamento do livro "Pensando a Educação" de Marcos Reis e com a exibição do filme ‘Sala dos Professores’ pelo Cine Clube.
A Casa dos Saberes fica na Rua Rodrigues Alves, 455.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!