MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Festival Curta Cinema começa nesta quarta-feira com edição online

Evento celebra 30 anos e exibe 108 curtas, gratuitamente, até dia 24 de março

Por David Massena
16/03/21 - 16:36
Festival Curta Cinema começa nesta quarta-feira com edição online A Dama do Estácio, com Fernanda Montenegro, está entre os curtas da programação do festival | Foto: Divulgação

O Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, também conhecido como Curta Cinema, está celebrando seus 30 anos e preparou uma edição especial totalmente online e gratuita de 17 a 24 de março.

Para este ano, uma seleção de 108 curtas – 20 no Panorama Carioca, 32 no Panorama Latino-americano, 27 no Panorama 30 Anos - Miragem, 21 na Mostra Origens e 8 na Mostra Premiados de 2020 – serão exibidos através da plataforma Festhome TV e ficarão disponíveis por 24 horas gratuitamente.

São quatro mostras e um programa educativo direcionado a alunos da rede de ensino médio e fundamental, já tradicional ao longo da história do Curta Cinema.

“Por conta da pandemia de Covid-19, o festival optou por apresentar uma curadoria mais enxuta do que a dos anos anteriores e mais adequada ao online. Olhando pelo lado positivo, acreditamos que migrar para a internet nesse momento tão delicado que estamos vivendo, é de grande importância para atingir um público maior e levar cultura de forma democrática a todos”, diz Paulo Roberto Jr., coordenador de programação.

Mostras e atividades paralelas

Um dos principais destaques do Panorama Carioca é o documentário inédito “AR”, de Beth Formaggini, que traz a visão da cineasta, internada com Covid-19, em uma cama de hospital.

No Panorama Latino-americano a novidade é que a seleção dos filmes foi feita em parceria com nove importantes festivais latino-americanos, através da Red Iberofest: os festivais Cortópolis (Argentina), Bogoshorts (Colômbia), Iberofest (Colômbia), Cinelebu (Chile), Shorts México (México), GIFF (México), CinefestPy (Paraguai), MUTA Festival Internacional de Apropiación Audiovisual (Peru) e Festival de Cine Nuevo Detour (Uruguai) selecionaram os mais significativos filmes latino-americanos de 2019/20.

A Mostra Panorama 30 Anos - Miragem reúne uma seleção de curtas exibidos nas três décadas do Festival Curta Cinema, criado em 199, com curadoria da jornalista Lais Rodrigues, e apresentam filmes de diferentes gerações de diretores.

Na Mostra Origens, a intenção é trazer curtas-metragens sobre a cultura indígena do ponto de vista dos próprios índios. Com curadoria colaborativa entre o cineasta Takumã Kuikuro e artistas indígenas, a Mostra traz uma seleção de filmes experimentais e outros mais produzidos realizados pelos povos nativos e originários do Brasil.

Outra boa nova é a Mostra Premiados de 2020 que exibe os curtas vencedores das mostras competitivas nacional e internacional que participaram da primeira parte da 30ª edição do Festival Curta Cinema, realizada também online entre 20 a 28 de novembro do ano passado.

Na segunda parte do festival, haverá ainda atividades paralelas, como Laboratório de Projetos de Curta Metragem, que contempla jovens cineastas com a possibilidade de realização de seus curtas, Oficina de Documentário, ministrada por Beth Formaggini, Oficina Decibéis: as fronteiras entre os curtas-metragens e os videoclipes, com Duda Leite, palestras, masterclasses e o Laboratório de Ideias, espaço virtual de discussão e criação para o desenvolvimento de roteiros de curtas-metragens. Os consultores Paulo Lins e Sylvia Palma conduzirão o debate. Saiba mais sobre as atividades extras no site do festival.

Para esta edição comemorativa, o Festival Curta Cinema reformulou a tradicional Sessões Escolas no Programa Educativo e preparou quatro programas temáticos: renovação e reciclagem, imaginação criativa, família e afeto e inclusão.

Curta Cinema

O Curta Cinema teve início em 1991 com o propósito de estabelecer um espaço de contato e de trocas entre os apaixonados por cinema e a exibição de curtas-metragens, que estavam ganhando cada vez mais espaço no meio cinematográfico.

O projeto nasceu da luta para restabelecer o apoio à cultura, que tinha se pedido na época: “30 anos depois, mantemos o sonho e a força de lutar por estes mesmos objetivos. O Curta Cinema tornou-se uma referência no país e no mundo e agora estamos ingressando no universo virtual para, em breve, retornarmos no presencial, depois de vencermos todas estas lutas”, afirma Ailton Franco Jr., diretor do festival.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.