Feriadão da Independência terá tradicional Festival Internacional de Dança de Cabo Frio
Neste ano, serão realizadas apresentações de 56 grupos, totalizando 500 coreografias até domingo
07/09/23 - 10:05

Começa nesta quinta-feira, dia 7, feriado da Independência, a 17ª edição do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.
O evento será realizado na Associação Atlética Cabofriense, no Centro, a partir das 13h.
Neste ano, 56 grupos vão participar das competições, que vão até domingo, dia 10. Estão previstas apresentações de 500 coreografias, de companhias de dança do Brasil e de outros países da América Latina.
A entrada será a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Grupo de Apoio aos Idosos de Cabo Frio (GAI).
Na sexta, 8, a programação vai começar às 9h e termina às 20h. No sábado, 9, as apresentações também terão início às 9h e se estendem até as 22h. Já no domingo, 10, último dia do evento, a programação começa às 9h e tem o encerramento previsto para as 20h.
Cerca de 1.500 pessoas, entre bailarinos, professores, diretores, coreógrafos e coordenadores de escolas de dança, estarão envolvidos com o evento. Além disso, a edição de 2023 tem a participação confirmada de bailarinos de diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Brasília, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A mostra competitiva contará com modalidades, como: balé clássico, estilo livre, dança contemporânea, sapateado, danças populares, danças urbanas e jazz. As competições serão categorizadas em apresentações solo, dupla, trio e conjunto, contemplando diferentes faixas etárias: infantil, juvenil, sênior e avançado.
De acordo com a organização, o júri será composto por diversos profissionais, como a renomada bailarina Ana Botafogo - uma das maiores referências da dança clássica no Brasil. Também estão previstas as participações de Paulo Rodrigues, bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Cecília Kerche, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Rafael Gomes, coreógrafo carioca; bailarina e professora Flávia Burlini; coreógrafo da Dança dos Famosos do Domingão com Hulk, Jaime Bernardes; professor de sapateado, Igor Correa; além de Rodrigo Soninho, pioneiro do Hip Hop Dance no Rio de Janeiro.
Além das competições, o festival tem um caráter educativo e de intercâmbio de conhecimento, com diversos cursos e workshops ministrados pelos jurados, contribuindo para o aprimoramento dos participantes.
O Festival Internacional de Dança de Cabo Frio também abraça a inclusão e a diversidade, por meio do Projeto Escola, que conta com a parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, por meio das Secretarias de Educação e Assistência Social, e da Apae.
Jovens assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município e da Apae também vão fazer apresentações durante o festival.
A realização e organização do Festival Internacional de Dança é da bailarina e empresária Márcia Sampaio. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.