Espetáculo 'Bendito Sangue' passará por nove cidades do interior do Rio nos próximos meses
Companhia Arteira também levará oficinas de formação aos municípios

Entre agosto e setembro, o espetáculo "Bendito Sangue" passará por nove cidades do interior do Rio de Janeiro. A estreia será em Cordeiro, na Região Serrana, nesta sexta-feira, 1° de agosto, às 14h, no Centro Cultural Ione de Carvalho Pecly.
Além disso, os responsáveis levarão a Oficina Descobrindo o Teatro aos municípios.
O projeto é da Companhia Arteira de Teatro de Nova Friburgo, ainda na Serra Fluminense, e abordará de forma lúdica um tema considerado por muitos um tabu: a menstruação.
Em cena, as atrizes Denise Peixoto, Gabriela Ribas e Silvia Araújo tratam o assunto com músicas inéditas, executadas ao vivo.
Gabriela falou ao Portal Multiplix sobre o trabalho feito pela companhia no espetáculo:
Poucas obras, peças, livros tratam desse tema, que ainda é, de certa forma, um tabu, gerando constrangimento e possibilitando também muita desinformação. Tratar do assunto com simplicidade, numa abordagem artística, lúdica e sensível é uma vontade da Companhia e uma necessidade também. Uma forma de contribuir para que, através da arte, as meninas e mulheres sejam respeitadas em suas necessidades e peculiaridades.
A peça é escrita e dirigida pela autora carioca Eliane França e é voltada para todas as idades, em especial ao público infantojuvenil.
Segundo a organização, o texto dramatúrgico de "Bendito Sangue", baseado em um dos contos do livro de Eliane "Sobre o dorso das fêmeas", foi desenvolvido a partir das improvisações das atrizes durante ensaios, em um jogo de encenar e escrever, reescrever e reencenar.
O espetáculo ainda apresenta o fazer teatral em várias de suas formas: o teatro de bonecos, de sombras, os jogos teatrais, números de plateia, inspiração na palhaçaria e muito mais.
No espetáculo, as atrizes apresentam músicas inéditas, executadas ao vivo | Foto: Divulgação/Regina Lo Bianco
Na Região Serrana do Rio, em agosto, além de Cordeiro, a peça e a oficina passarão por Cantagalo, no sábado, 2, Nova Friburgo, dia 9, e Bom Jardim, no último sábado do mês, 30.
Em setembro, será a vez de Teresópolis, na quarta-feira, 3, e Petrópolis, no domingo, 7.
A apresentação e a oficina ainda chegam à Região Metropolitana, no município de Cachoeiras de Macacu, na sexta-feira, 8 de agosto.
Já na Região Centro-Sul Fluminense, o projeto ocorre em Três Rios, na sexta-feira, 15 de agosto, e Sapucaia, no sábado, 16.
Oficina Descobrindo o Teatro
Por cada cidade que a peça "Bendito Sangue" passar, o público também terá acesso a uma oficina de formação de plateia gratuita, chamada Descobrindo o Teatro.
Ela ocorrerá no mesmo dia da apresentação, porém, na parte da manhã.
Gabriela Ribas, que possui formação nas áreas de teatro e educação e atua como arte-educadora há 30 anos, será a responsável pela aula.
A oficina, com duração de duas horas, é destinada a crianças e adolescentes, com o objetivo de promover a inclusão social e cultural, aproximando o público da linguagem teatral, através da experimentação de jogos, brincadeiras teatrais e experimentações cênicas.
De acordo com a assessoria, os participantes terão a oportunidade de experimentar a multiplicidade de possibilidades lúdicas e criativas das linguagens cênicas.
A organização afirma que haverá mediação para pessoas com deficiência em todas as oficinas.
Para se inscrever, basta clicar aqui.
O espetáculo "Bendito Sangue" e a oficina Descobrindo o Teatro, da Companhia Arteira de Teatro de Nova Friburgo são uma realização do governo federal, Ministério da Cultura e Governo do Estado do Rio de Janeiro, contemplados pelo edital Fluxos Fluminenses da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.
Serviço das primeiras apresentações
Cordeiro
- Data: 1/08/25 (sexta-feira)
- Horário do espetáculo: 14h
- Oficina: 9h às 11h
- Local: Centro Cultural Ione de Carvalho Pecly (avenida Raul Veiga, n° 123 - Sobreloja, Centro)
Cantagalo
- Data: 2/08/25 (sábado)
- Horário do espetáculo: 17h
- Oficina: 10h às 12h
- Local: Sala de Espetáculos Rafael Silva Carvalhaes - Centro Cultural Amélia Thomás (rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, s/n°, Centro)
Cachoeiras de Macacu
- Data: 8/08/25 (sexta-feira)
- Horário do espetáculo: 17h
- Oficina: 10h às 12h
- Local: Casa da Arte Wellington Lyra – Cawell (rua Prefeito José da Silva, n° 55 - Centro)
Nova Friburgo
- Data: 9/08/25 (sábado)
- Horário do espetáculo: 17h
- Oficina: 10h às 12h
- Local: Teatro Maestro Joaquim Naegele - Usina Cultural Energisa (praça Pres. Getúlio Vargas, n° 55 - Centro)
Pelas redes sociais da Companhia Arteira você tem acesso a mais informações.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!