MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Documentário sobre os 30 anos da chacina de Vigário Geral será exibido nesta terça em Cabo Frio

Além da sessão gratuita, também haverá debate relacionado ao tema

Por Rômullo Espíndola
28/08/23 - 16:23
Documentário sobre os 30 anos da chacina de Vigário Geral será exibido nesta terça em Cabo Frio Exibição gratuita começa às 19h no Charitas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Casa de Cultura José de Dome (Charitas), em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai exibir nesta terça-feira, dia 29, a partir das 19h, o documentário ‘Vigário Geral – Lembrar Para Não Esquecer’.

Dirigido por Milton Alencar Junior, o longa-metragem lançado em 2011 aborda a chacina que marcou a história do Rio de Janeiro e do Brasil, há 30 anos, onde 21 pessoas foram assassinadas.

De acordo com a prefeitura, a entrada é gratuita e a classificação é livre. Ainda segundo o governo municipal, após a sessão, haverá uma roda de conversa relacionada ao filme.

O documentário dirigido por Milton, aborda a brutal chacina ocorrida na madrugada de 29 de agosto de 1993 na comunidade do Vigário Geral, no Rio de Janeiro.

Produzido em 2011, 17 anos após o evento, quando nenhum dos 33 acusados estava preso, o filme expõe de maneira direta a indignação e a desesperança geradas pelo ocorrido no começo deste século.

O longa destaca, ainda, a falta de justiça, o abandono das comunidades, a persistência da violência e a ineficácia do Estado, entre outros temas de grande relevância para a sociedade.

Para aqueles que se interessarem em conferir a sessão gratuita, a Casa de Cultura José de Dome está localizada na avenida Assunção, 855, no centro de Cabo Frio.

O Charitas também sedia exposições artísticas temporárias e permanentes. O horário de funcionamento é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira; e das 15h às 19h, aos sábados, domingos e feriados.

Documentário que virou obra de ficção

Filme é dirigido pelo cineasta Milton AlencarFilme é dirigido pelo cineasta Milton Alencar | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Depois de sofrer um atentado a tiros e ser levado para o hospital, os destinos se cruzam e Leonardo (Roberto Bomtempo) conhece Clarissa (Prisma Da Mata), enfermeira que é uma das vítimas da chacina de Vigário Geral.

Eles descobrem a possibilidade de uma história de amor impossível, mas o destino reserva um final surpreendente. Essa é a base da história de ‘21, mão na cabeça’, filme que retrata a chacina.

Também dirigido por Milton Alencar, o longa teve lançamento em 2019, e rendeu vários prêmios ao cineasta. Recentemente, ele recebeu a equipe do Portal Multiplix em seu estúdio para relembrar a carreira.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.