MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

De graça: espetáculo em Friburgo celebra centenário da Semana da Arte Moderna

Apresentação única faz homenagem a artistas do movimento histórico nacional

Por Nai Frossard
11/11/22 - 15:39
De graça: espetáculo em Friburgo celebra centenário da Semana da Arte Moderna Espetáculo gratuito terá apresentação única | Fotos: Divulgação/Grupo Cem Contexto

No próximo domingo, dia 13, o grupo teatral 'Cem Contexto' vai fazer uma apresentação única da peça 'De Passagem', dirigida por Jane Ayrão. O espetáculo gratuito será encenado às 19h no prédio do Grupo de Promoção Humana – GPH, no bairro Cônego.

A peça literomusical terá 23 atores no palco: professores, músicos e estudantes participam da apresentação.

A Semana de Arte Moderna, realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, foi um evento que deu visibilidade para as manifestações artísticas e literárias inovadoras na história cultural brasileira: o Modernismo.

A historiadora e também atriz do espetáculo, Janaína Botelho, afirma que apesar do movimento dos modernistas ter surgido em São Paulo, na década de 1910, foi apenas a partir de 1922 que ganhou visibilidade, fora da capital paulista e alcançando outras partes do país:

Considerado por muitos intelectuais e historiadores como um movimento divisor de águas na cultura brasileira, o evento provocou profundas transformações no campo da literatura, artes plásticas, música e escultura com uma busca incessante pela construção de uma identidade genuinamente nacional.

Heitor Vila Lobos, Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha estão no repertórioHeitor Vila Lobos, Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha estão no repertório | Foto: Divulgação/Grupo Cem Contexto

Ainda de acordo com Janaína Botelho, os principais artistas e intelectuais do movimento Modernista são representados na peça, “revelando uma história que mudou os rumos do Brasil no campo cultural, a partir de 1922”.

'De Passagem' é uma montagem com roteiro que inclui uma coletânea de fatos históricos do Modernismo, poemas de Manuel Bandeira e músicas de diversos compositores.

Heitor VilLa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Carlos Gomes e Chico Buarque de Holanda estão no repertório do espetáculo.

Para a diretora Jane Ayrão, celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna é imprescindível em qualquer área de atuação. E ela complementa:

Em 1922, um grupo de artistas e intelectuais resolveu propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, caracterizando um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana, revelando a sensibilidade e a imaginação do povo brasileiro.

Assim, como afirma Jane Ayrão, o movimento promoveu a exibição de linguagens artísticas diversificadas sem obediência rígida a padrões estéticos internacionais.

O grupo teatral “Cem Contexto” foi criado em fevereiro de 2022, por Jane Ayrão, para representar a peça 'De Passagem', com 1h40 de duração:

A finalidade foi exatamente homenagear os artistas que criaram a Semana de Arte Moderna de 1922, revelando encontros e desencontros que resultaram numa das mais belas páginas da História da Arte Brasileira.

Os organizadores pedem para o público levar 1 kg de alimento não perecível, mas a doação não é obrigatória.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.