MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Bailarino de Cabo Frio se demite do balé Bolshoi devido à guerra entre Rússia e Ucrânia

“Não posso agir como se nada estivesse acontecendo”, disse David Motta Soares

Por Mateus Marinho
08/03/22 - 16:24
Bailarino de Cabo Frio se demite do balé Bolshoi devido à guerra entre Rússia e Ucrânia David em ação pelo balé La Sylphide, que estreou no dia 19 de fevereiro | Foto: Redes Sociais/David Motta Soares

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia está mexendo com o mundo todo. E ela também afetou o imponente balé Bolshoi, a maior companhia de balé do mundo. Tanto que o principal solista da companhia, o brasileiro David Motta Soares, se demitiu nessa segunda-feira, 7.

David é natural de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Ele tem 24 anos e mora em Moscou desde os 13. Em seu Instagram, o bailarino afirmou que a decisão de sair da companhia foi tomada em solidariedade aos combatentes ucranianos, que resistem à invasão russa há quase duas semanas.

O anúncio da saída do Bolshoi nas redes sociais pegou toda a comunidade da dança internacional de surpresa. David era uma das estrelas da companhia de balé mais famosa e prestigiada do mundo. Ele tem amigos na Ucrânia, e diz que não consegue imaginar o que eles estão passando.

E essa não foi a única baixa que o Bolshoi sofreu. No último domingo, 6, o diretor musical e maestro principal do Teatro Bolshoi, Tugan Sokhiev, também anunciou a sua saída. Segundo ele, a pressão por, até aquele momento, não ter se posicionado sobre a guerra, pesou na decisão.

O Bolshoi também teria uma temporada de apresentação em Londres, no famoso Royal Opera. Mas a temporada foi cancelada no último dia 25, motivada pela crise entre Rússia e Ucrânia.

Confira o post na íntegra:

“Não consigo descrever em palavras o que está passando pela minha cabeça e coração. Estou profundamente triste em dizer que deixei o Teatro Bolshoi, meus professores, minhas faculdades, meus amigos, minha família, o lugar que chamei de lar por muitos anos, nunca esquecerei cada um de vocês que me apoiou ficou comigo nos momentos difíceis e bons na minha vida e carreira. Mas eu não posso agir como se nada estivesse acontecendo, eu simplesmente não consigo acreditar que tudo isso está acontecendo de novo. Eu pensei que já tínhamos passado por isso e aprendido com o passado. Eu tenho muitos amigos com suas famílias na Ucrânia e não consigo chegar perto do que eles podem estar passando agora e lutando com toda essa situação, meu coração fique com eles!”

A trajetória de David

David Motta Soares ingressou no mundo da dança aos 10 anos no Balé da Comunidade, em Cabo Frio, dirigido por Ophélia Corvello, ex-bailarina do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 2010, David passou na seletiva do Youth America Grand Prix, em São Paulo, para participar das finais nos Estados Unidos. Ele não conseguiu viajar devido a problemas com o visto, mas seu desempenho na etapa classificatória não passou despercebido.

Olheiros do poderoso Balé Bolshoi assistiram ao seu vídeo de inscrição e o convidaram para participar do Bolshoi Ballet Academy Summer Intensive, em Nova York. Após o curso, o cabo-friense foi convidado para continuar seus estudos na Bolshoi Ballet Academy, a escola de formação da companhia, em Moscou, na Rússia.

David embarcou sozinho para a Rússia com apenas 13 anos de idade, um sonho no horizonte e um talento enorme. Aos 18, ele se formou e ingressou no corpo de baile do Bolshoi, sendo o primeiro brasileiro a se formar na escola e o primeiro estrangeiro a ingressar diretamente da formatura para a companhia.

Em 2018, foi promovido a primeiro-solista. É uma posição de destaque dentro da companhia, só perdendo em relevância para o dançarino principal.

Dentre os prêmios conquistados, recebeu medalha de prata no Young Ballet of the World Competition 2014 e medalha de ouro no All-Russian Young Dancer`s Competition Russian Ballet 2015.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.