Atrações culturais: confira as peças em cartaz neste fim de semana em Nova Friburgo e Teresópolis
Teatro Municipal e o do Sesc recebem o público de forma gratuita ou a preços populares
Para quem curte teatro, não faltam opções neste fim de semana na Região Serrana do Rio!
Em Nova Friburgo, a prefeitura vem realizando programações gratuitas desde a reinauguração do Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura. O Sesc da cidade também vai receber uma programação toda especial, inclusive para a garotada.
O Sesc de Teresópolis também estará aberto com apresentações para a garotada a partir de 12 anos.
Veja a programação deste fim de semana:
Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura
Sexta-feira, 15
- 20h: Espetáculo teatral 'Todo o Tempo do Mundo' - Classificação: 12 anos
Resumo da peça:
Em um consultório de geriatria, duas pessoas se conhecem e, a partir de diálogos ácidos e divertidos, o público é levado a refletir sobre a forma como o idoso é visto na sociedade.
Assim se desenrola o espetáculo “Todo tempo do mundo”. Sob a direção de Bernardo Dugin e Adriana Xavier, é uma comédia do jornalista e escritor Luis Erlanger, com a atuação de Tânia Noguchi, como Martha, e Wilson Wagner, como Ernani.
Sábado, 16
- 19h30: Sarau multiartístico 'Fabulosas – por mulheridades diversas' - Classificação: livre
Resumo do sarau:
A apresentação conta com artistas de excelência da região e promete emocionar o público. Fabulosas propõe a criação de um espaço híbrido com as mais diversas expressões empreendidas por mulheres e dissidências de gênero.
O sentido de ser “Fabulosas” vai além do entretenimento, propondo a sensibilização para diversas pautas.
Sesc Nova Friburgo
O Sesc Nova Friburgo abre as portas para dois espetáculos teatrais neste fim de semana. Na noite de sábado, 16, e domingo, 17. A unidade fica na avenida Pres. Costa e Silva, 231, no Centro.
Sábado, 16
- 20h: 'Revolução na América do Sul' - Classificação: 14 anos
Resumo da peça: Baseada no texto mais importante do dramaturgo Augusto Boal, “Revolução na América do Sul” apresenta o operário José da Silva, um representante do povo, à procura de uma solução para a fome que o devora.
Em seu itinerário, o protagonista mergulha em uma viagem por um Brasil contraditório, permeado por caricaturas políticas e sociais, num enredo que mescla sátira e tragédia, enquanto propõe uma fotografia de nosso tempo.
Domingo, 17
- 16h: 'Uma história de rabos presos' - Classificação: livre
Resumo da peça:
A apresentação infantojuvenil “Uma história de rabos presos” irá propor um cenário hipotético, para gerar reflexões.
Inspirado no livro de Ruth Rocha e com trilha sonora original ao ritmo de funk, o espetáculo mostra o que são rabos presos e como eles prejudicam a vida da população, fomentando a discussão sobre um fazer teatral direcionado a crianças e adolescentes que toque, de maneira lúdica, em questões sociopolíticas.
Sesc Teresópolis
O Sesc Teresópolis também estará aberto neste fim de semana com atividades para pessoas acima dos 12 anos. O endereço da unidade é avenida Delfim Moreira, 749 - na Várzea.
Sexta-feira, 15
- 19h30: Show Moça Prosa no Mesmo Manta: 80 anos de Pérola Negra - Classificação: 12 anos
Resumo do show:
2024 marca o ano em que Jovelina Farias Belfort, conhecida como Jovelina Pérola Negra completaria seus 80 anos. Foi na Baixada Fluminense que Jovelina fincou suas raízes, se sustentou sendo empregada doméstica, até despertar para o mundo como umas das grandes divas do samba.
Uma mulher negra, compositora e cantora sem igual, sua voz rouca e potente marcou e segue marcando gerações.
O Moça Prosa quer, com esse show, mergulhar no universo das canções de Jovelina, montando um repertório com base na discografia da cantora, que representa valorosamente a trajetória dessa mulher tão importante para a música, para a cultura e para o samba brasileiro.
Sábado, 16
- 17h30: 'Circo: O Melhor Show do Mundo - Classificação: 14 anos
Resumo da peça:
Ritalino chega abrindo caminho pelos locais mais inacessíveis, pois está na hora de vender pipocas ao respeitável público! Após a venda, Ritalino também quer ver o show. Porém, não há artistas, e sem artistas, não tem show!
Sem show o público vai embora e, sem público, o pipoqueiro não fatura! Então, para garantir a venda da noite, Ritalino tem que subir ao palco. Como vê o show toda noite, será fácil.
Ao menos é o que ele pensa… A interação com o público acontece a todo o momento de maneira confortável, pois sempre quem se dá mal é o próprio Ritalino. O espetáculo é leve e quentinho, como pipoca, ao menos na minha opinião.
Os ingressos estão disponíveis na bilheteria das unidades do Sesc a preços populares (R$ 10 a inteira e R$5 a meia-entrada).
A entrada é gratuita para credencial plena Sesc e público cadastrado no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) que é destinado a pessoas com renda bruta familiar de até três salários mínimos nacionais, prioritariamente credenciados do Sesc e estudantes da educação básica.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!