MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Arte Urbana em Friburgo: Usina Cultural Energisa abre exposição com obras de nove artistas

As criações foram feitas no centro cultural durante o mês de outubro

Por Nai Frossard
04/11/22 - 17:43
Arte Urbana em Friburgo: Usina Cultural Energisa abre exposição com obras de nove artistas Exposição abre nessa sexta-feira em Friburgo | Foto: Dhiógenes Hendrix

A partir desta sexta-feira, 4, nove artistas – friburguenses e cariocas – expõem arte urbana na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

No espaço da galeria, estão os trabalhos dos artistas visuais Rafo Castro, Sark e Tiago Vianna, Tosth, @RocketMikeXV, Thais Morete, Felipe Irmão, Miss Muiteza e Karina Latini.

As obras foram pintadas no local durante o mês de outubro. A exposição é gratuita e pode ser visitada das 13h às 20h.

A ‘Exposição Artes Urbanas - U.R.B. - Urbanidade, Resistência, Brasilidade’ faz parte do Projeto Resistência Artística. A mostra coletiva, de acordo com os organizadores, apresenta conteúdo que aponta as semelhanças e distinções entre a Semana de 1922 e a Arte Urbana.

O curador da exposição, o artista Mario Massena, informou que “a exposição propõe a possibilidade de entendimento de um arco temporal estético e crítico entre a Semana de Arte Moderna de 1922, em seu centenário, e as linguagens das chamadas Artes Urbanas”.

Nove artistas criaram as obras no cento culturalNove artistas criaram as obras no cento cultural | Foto: Dhiógenes Hendrix

O artista e arte-educador Mario Moreira, também curador da mostra, afirmou:

A exposição vem sendo procurada e absorvendo influências espontâneas das artes de rua.

Os organizadores enfatizam sobre o tema escolhido como conteúdo da mostra:

O debate modernista no Brasil se dá nas camadas mais privilegiadas da sociedade enquanto as práticas da arte urbana emergem dos grupos das periferias das grades cidades, mas ambas quebraram paradigmas no campo social, artístico e comportamental.

O produtor Wilton Neves informou também que durante os meses de novembro e dezembro, a Exposição Artes Urbanas U.R.B. contará também com intervenções artísticas do Coletivo ICAU - Intervenção Cultural de Artes Urbanas que, em datas específicas apresentarão as expressões culturais das artes de rua: Batalhas de Rima (Conhecimento e Sangue), Oficinas, Show de Talentos e outras atividades.

Exposição tem entrada gratuitaExposição tem entrada gratuita | Foto: Dhiógenes Hendrix

Conheça os artistas:

Felipe Irmão é professor de danças urbanas há 20 anos, pesquisador da cultura Hip Hop e grafiteiro. Apaixonado pela cultura urbana, tornou-se educador em escolas públicas, projetos sociais e escolas especializada em dança. Felipe foi convidado a criar um novo painel especialmente para a exposição.

Karina Latini é friburguense, professora e apaixonada por arte, que faz parte da sua vida seja em customização de peças de roupas, telas e escultura. O trabalho da artista mistura a colagem digital com uma pegada de arte urbana e aplicação de neon led, que traz um caráter contemporâneo às obras.

Maicon Ferreira (Tosth) é multiartista: grafiteiro, deejay e artista plástico. Nasceu em Friburgo, amante da arte com a cultura do Hip Hop e do skate desde a adolescência. Ele se apresenta como Tosth Ban no grafite e na música.

Maycon Rocha é conhecido em Nova Friburgo por seus murais em empreendimentos e eventos. É designer gráfico, músico e produtor de eventos e o trabalho é inspirado pelo Muralismo Mexicano. O designer é um dos que produziu material exclusivo para a mostra do centro cultural este mês.

Miss Muiteza começou as intervenções na rua em 2012, com a técnica do estêncil. Em 2015, foi selecionada para a exposição coletiva do Stencil Art Prize, em Sydnei - Austrália, o maior evento mundial voltado para a técnica.

Rafo Castro é um artista visual carioca e um dos integrantes da mostra, com o lúdico e o grotesco, em traços e cores. Artista múltiplo, participou de mais de 30 exposições. Foi responsável pela identidade do primeiro cartaz do maior evento de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio.

Robson Sark, artista autodidata, teve seu primeiro contato com o grafite ainda como hobby. Mas já fez trabalhos de visibilidade: capa de CD do Lulu Santos, exposição na Caixa Econômica Cultural Brasília, GaleRio, Cidade das Artes. Fez painéis de grandes proporções no Rio, Santarém e Nova Friburgo.

Thais Morete, é uma das mulheres da mostra. Com 24 anos, a artista plástica é formada em Técnica em Vestuário e desenvolve um trabalho voltado para o abstrato, reunindo técnicas diversas.

Tiago Vianna é artista visual dedicado ao documentário, a fotografia, a animação, o veejaying e conteúdo para TV. Trabalhou como editor de publicidade e documentários. Realizou peças com Jards Macalé, Marcelo Bonfá e Letrux (e outros). Trabalha na equipe de criação do Greg News (HBO).

Mostra pode ser visitada até o dia 30 de dezembroMostra pode ser visitada até o dia 30 de dezembro | Foto: Dhiógenes Hendrix

A exposição pode ser visitada até o dia 30 de dezembro.

U.R.B. - Urbanidade, Resistência, Brasilidade

  • Data: 04/11 a 30/12 (terça a sábado)

  • Local: Usina Cultural Energisa

  • Horário: das 13 às 20h

  • Ingresso: gratuito

  • Público: todas as idades

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.