MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Arte por toda parte na agenda cultural do fim de semana

Da fotografia de cinema aos jogos brincantes, tem cultura para todas as idades e gostos

Por Redação Multiplix
13/08/21 - 15:10
Arte por toda parte na agenda cultural do fim de semana  Apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira será exibida por meio do Facebook e do YouTube da orquestra | Foto: Divulgação/Marina Andrade

O fim de semana está recheado de atrações! Seminários presenciais e onlines, lançamento de livro, história, memória e juventude. Tem de música erudita a rock and roll e de samba do trabalhador a homenagem a Luís Melodia. Confira os eventos pinçados pelo Portal Multiplix para fazer do seu “fimde” um encontro com as emoções!

Na serra

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, recebe neste sábado, 14, e domingo, 15, o renomado fotógrafo Murillo Azevedo para o seminário “Que Quadro é esse [?]”, no Colégio Anchieta, voltado para os amantes, profissionais e curiosos apaixonados pela arte do cinema. Murillo Azevedo é conhecido por trabalhos na televisão como “Velho Chico”, “Dois Irmãos”, “Capitu”, “Meu Pedacinho de Chão”, “Hoje é dia de Maria”, entre outros. O seminário é uma realização do SerraAção, Polo Audiovisual de Nova Friburgo. Mais informações pelo telefone: (21) 97949-7107.

A sexta-feira, 13, é do Rock and roll e Vivianne Lisboa solta a voz, a partir das 19h30, na Casa Osório 36, com show que revisita sua estrada musical.

Ainda em Nova Friburgo, neste sábado, 14, tem rock acústico com Ismael Carvalho no Jegue Beer Bistrô, que fica na CoopFeira da Vila Amélia, a partir das 14h.

O cantor e músico Rodolpho Barbosa, da banda Os Bartira, desembarca no sábado, 15, às 19h, no Deck Restô fazendo um super som ao vivo.

A cantora Vivianne Lisboa se apresenta nesta sexta-feira, 13A cantora Vivianne Lisboa se apresenta nesta sexta-feira, 13 | Foto: Divulgação

Neste fim de semana, 14 e 15, das 10h às 17h, no Centro de Atendimento ao Turista, Soberbo, ocorre mais uma edição da ‘Teresópolis Artes Manuais’. A feira de artesanato promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, traz artesãos que apresentam trabalhos nas mais variadas técnicas e materiais.

Também neste sábado, 14, às 10h, a Secretaria de Cultura de Teresópolis, através da Casa da Memória Arthur Dalmasso, apresenta, por meio desta página do Facebook, novo episódio da série de vídeos ‘Histórias que contam Teresópolis’.

Ainda em Teresópolis, o “ Samba do Trabalhador”, idealizado por Moacyr Luz, reúne sua turma de músicos virtuosos para fazer samba de modo virtual com a mesma alegria e performance dos habituais encontros presenciais. Nesta edição, eles farão uma homenagem ao 'Dia do Comerciário', comemorado no dia 16 de agosto em alguns municípios a Região Serrana. O show acontece domingo, 15, às 19h, no Youtube do Sesc RJ.

Fotógrafo Murillo Azevedo apresenta o seminário “Que Quadro é esse [?]”, no Colégio AnchietaFotógrafo Murillo Azevedo apresenta o seminário “Que Quadro é esse [?]”, no Colégio Anchieta | Foto: Reprodução

Na Região dos Lagos

A Associação Cultural Tributo à Arte e à Liberdade (Tribal), de Cabo Frio, oferece a partir desta sexta, 13, uma série de videoaulas gratuitas para fomentar a reflexão e crítica sobre a produção artística, o ensino de artes e a preservação do patrimônio cultural. As aulas serão ministradas por educadores e artistas renomados da região, como os mestres bonequeiros Tânia Arrabal e Clarêncio Rodrigues, José Facury Heluy, Yuri Vasconcellos, Tainá Lasmar e Ana Luiza Barbosa. Cada ação educativa tem duração de 60 minutos. Todas serão publicadas na página da Tribal no Facebook e serão lançadas semanalmente, sempre às sextas-feiras, às 10h da manhã, e permanecerão disponíveis na página após o lançamento.

Há mais de um ano sem poder se apresentar nas praças com seu caminhão-palco batizado de “Caixola”, os artistas do grupo Teatro a Bordo seguem sua trajetória, agora em formato virtual, recolhendo histórias pelo país. Neste ano, a ação acontece a partir de um Encontro de Contação de Histórias que será realizado em 26 cidades brasileiras, entre elas Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Araruama, no trecho da CCR ViaLagos (RJ-124), que receberão o projeto Caixola de Histórias para Ler e Ouvir. O projeto de itinerância virtual, que é gratuito e aberto ao público, envolve produção audiovisual e a experiência de agrupar registros de cultura popular local e transformá-los em conteúdo gratuito e multiplataforma. Iguaba Grande foi a primeira parada no trecho da CCR ViaLagos e São Pedro da Aldeia será a segunda parada, no dia 17, e Araruama, no fim do mês. A agenda completa pode ser conferida no site oficial.

A história do romancista cabofriense Teixeira e Sousa foi contada em um livro, que será lançado neste sábado, 14, no Roma Garden Café, em Cabo Frio, a partir das 13h. A autora é a professora Rosana Andreia que denominou a obra como “Teixeira e Sousa para crianças”, publicada pela editora Foco Letras.

Para os amantes da boa música, em Búzios, o Espaço Cultural Zanine será palco do “Festival Juventude”, no domingo, 15, às 18h. O Festival Juventude, idealizado pelo Coletivo Atitude, foi criado com intuito de promover a interação social e apresentar jovens talentos na música, dança, arte, entre outros. O evento é gratuito.

Em Arraial do Cabo, a exposição fotográfica "Redes Essenciais" do fotógrafo Raphael Paz, morador de Figueira, faz homenagem a todos os pescadores dos distritos. A partir do dia 16 de agosto, das 9h às 16h, em frente ao cinema.

Nos arredores

O projeto “Música no Museu” lança, a partir desta sexta, 13, o projeto “Brinquedos Cantados”, uma série de musicais para crianças e adultos por meio deste site.

O Teatro Bradesco faz uma live especial em comemoração ao mês dos pais, nesta sexta-feira, 13, a partir das 20h, diretamente do palco do teatro, em São Paulo, com apresentações de Luciana Mello (filha de Jair Oliveira), Simoninha (filho de Wilson Simonal) e Max Viana (filho de Djavan). Ingressos no site Uhuu.

Luiz Melodia será homenageado por Pedro Luís na próxima edição do “Inhotim em Cena”, neste sábado, 14, às 11h, acompanhado por sua banda e pela Orquestra de Câmara Inhotim, regida pelo maestro César Timóteo, em show gravado na cobertura da Cosmococa, galeria que abriga obras de Hélio Oiticica. Nas redes sociais e no YouTube do Instituto Inhotim.

Para celebrar o mês dos pais, o Caxias Shopping, vai realizar uma programação especial até o fim de agosto, com uma programação especial, em parceria com o Senac RJ, com lives temáticas para aqueles que amam vinho, cerveja e drinks. Os encontros online serão transmitidos ao longo do mês, às 18h, no Instagram do Caxias Shopping.

O livro “Renato, o Russo” mergulha de maneira inédita na trajetória de um dos maiores poetas e cancionistas da história da música brasileira, desvendando as múltiplas qualidades e significados que formaram as personalidades do jovem Renato Manfredini Jr. e do artista Renato Russo. Depois de dez anos de pesquisas, coletas de dados e análises da obra do vocalista da Legião Urbana, a pesquisadora Julliany Mucury apresenta em detalhes o legado das poesias de Renato e a sua contribuição para a cultura e o pensamento do país. Editado pela Garota FM Books, o livro está em uma campanha de financiamento coletivo pelo Catarse e vai celebrar o legado de Renato Russo em outubro, quando sua morte completa 25 anos. Link da campanha clicando aqui.

A Orquestra Sinfônica Brasileira, um dos grupos sinfônicos mais longevos e tradicionais do país, subiu ao palco pela primeira vez há 81 anos. Foi na tarde de 17 agosto de 1940, que a OSB, sob a regência do maestro Eugen Szenkar, fez sua estreia, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dando início a uma trajetória repleta de realizações e momentos inesquecíveis. Para celebrar a data, será exibido um concerto inédito, com obras de Arthur Honegger, Liduino Pitombeira e João Guilherme Ripper, e condução do maestro André Cardoso. A apresentação, que ainda não conta com a presença de público, foi pré-gravada na Sala Cecília Meireles e será veiculada na terça-feira, 17, às 20h, nas páginas da OSB no Facebook e no Youtube.

Ainda na terça-feira, 17, às 19h30 no Instagram "Na Rede com Scheila" acontece uma live sobre "Comunicação de Moda", tendo como convidada Juliana Munhé, formada em Publicidade e Propaganda e apaixonada por Jornalismo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.