MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Araruama e Cabo Frio realizam atividades para comemorar o mês da Consciência Negra

Programação de eventos inclui seminários, feira e mostra cultural

Por Redação Multiplix
19/11/21 - 09:23
Araruama e Cabo Frio realizam atividades para comemorar o mês da Consciência Negra Objetivo é fomentar a reflexão sobre igualdade racial | Foto: Reprodução/Agência Brasil

As prefeituras de Araruama e Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, divulgaram uma programação especial para o mês da Consciência Negra, comemorado em novembro.

As ações são todas voltadas à pauta antirracista: o “Novembro Negro”.

Araruama

As atividades organizadas pela prefeitura serão realizadas nesta sexta-feira, 19, e 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A população poderá participar da “II Mostra Cultura Afro”, que tem o objetivo de fomentar ações e discussões sobre o tema.

O evento vai acontecer na praça Antônio Raposo, no centro, entre 10h e 20h, com o tema “Consciência e respeito. Respostas para o mundo contra o preconceito”. Confira as atividades:

  • 19/11 - Palestra de abertura: “Consciência Negra - Ato de Resistência”, seguida de apresentação cultural escolar, contação de histórias, oficina de bonecas Abayoni, roda de capoeira, dança afro e show musical.

  • 20/11 - Roda de capoeira, grupo de dança, apresentação da comunidade quilombola da Sobara e show musical.

O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Cabo Frio

A programação, organizada no município pela Coordenadoria de Igualdade Racial e da Secretaria de Educação, apresenta diversas atividades até o fim do mês. Serão seminários, workshops, rodas de conversa e Feira Afroempreendedora, entre outras ações.

Nesta sexta-feira, 19, será realizada a reunião da comissão de ressignificação da lei 10.639.

"Esta lei estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio. Também estabelece o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra no calendário escolar", explicou Manoel Justino, coordenador de Igualdade Racial da prefeitura de Cabo Frio.

A reunião será realizada na Casa do Bicentenário, que fica na rua José Gomes da Silva, 4, no Parque Municipal do Itajuru. Já às 15h, também na Casa do Bicentenário, será montada uma roda de conversa com lideranças da coletividade negra do município.

Confira outras atividades em Cabo Frio

  • 20/11 - das 10h às 11h - Seminário online "Dia Nacional da Consciência Negra: um marco na Luta contra o racismo", com Thiago Paulo de Almeida, Mariana de Freitas e Bruno Rodrigues.

  • 20/11 - das 14h às 20h - 1ª edição da Feira Afroempreendedora de Cabo Frio, na Casa do Bicentenário. O evento oferecerá arte, gastronomia e empreendimento.

  • 23/11 - às 15h - Roda de Conversa sobre Saúde Mental da População Negra, com a participação das psicólogas Bárbara Gonzaga e Larissa Carvalho, do CAPS AD, na Casa do Bicentenário.

  • 24/11 - às 10h - Posse dos membros do Comitê Técnico Intersetorial de Saúde da População Negra.

  • 25/11 - às 10h - Implantação do Acervo Literário Afrobrasileiro e Africano, ambos eventos serão realizados na Casa do Bicentenário.

  • 25/11 - às 16h - Roda de conversa com o Conselho Municipal de Juventude, com a participação de jovens da periferia e quilombolas, na praça do Jardim Esperança. O tema será Juventude: lutas, conquistas e perspectivas.

  • 27/11 - das 9h às 17h - Circuito Quilombola, com visita técnica e simulação do circuito de Turismo de Base Comunitária, nas cinco comunidades de quilombo do município.

Mês da Consciência Negra

O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, foi estabelecido em razão de ter sido o marco em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, em 1695.

Ele é considerado o líder da resistência negra durante o regime escravista no Brasil que durou, oficialmente, de 1530 e 1888.

O objetivo da data é fomentar a reflexão sobre igualdade racial, equidade de direitos e a inserção das minorias nos mais diversos setores da sociedade.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.