MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Agenda cultural: arte para deixar o fim de semana ainda mais leve e divertido

Jazz, choro, sertanejo, forró e samba do trabalhador se misturam à peça-filme, exposições, livro interativo e biografias de personalidades negras para fazer a vida ainda mais emocionante; confira

Por David Massena
30/04/21 - 15:53
Agenda cultural: arte para deixar o fim de semana ainda mais leve e divertido Exposição Enciclopédia Negra é um dos destaques do fim de semana | Foto: Reprodução/Pinacoteca de São Paulo

Sextou! Apesar de tudo, precisamos reagir e seguir em frente. A previsão do tempo na serra carioca é de sol com aquele friozinho noturno, como dita o outono.

Os dias andam difíceis, sim. Mas hoje é sexta-feira e selecionamos eventos artísticos e culturais para tornar a rotina e o fim de semana mais leve e divertido. Para quem puder ficar em casa, tem agenda para todos os gostos. E para quem for às ruas, também. Mas, por favor, se cuidem!

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio está com a inédita “1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira”, com 119 obras de 68 artistas, da coleção do casal que nos últimos anos está na lista anual da revista “ARTnews” como um dos 200 maiores colecionadores de arte do mundo. A entrada é apenas com agendamento online.

A Orquestra Petrobras Sinfônica realiza o 1º Festival Música que Transforma, em versão online e gratuita. O festival tem como objetivo promover a integração de projetos sociais musicais, facilitando o intercâmbio de saberes e fazeres que apontem caminhos de transformação social pela música. Hoje é o último dia para assistir. É só clicar aqui. O maestro, Diretor Artístico e Regente da Orquestra Petrobras Sinfônica Isaac Karabtchevsky faz a palestra “Música e Transformação”, hoje, às 18h, encerrando a programação.

Nesta sexta, 30, às 19h, os professores da Escola Municipal de Música de Teresópolis apresentam o concerto Jazz & Choro, uma homenagem da Secretaria de Cultura de Teresópolis pelos dias do Choro e do Jazz, respectivamente comemorados nos dias 23 e 30 de abril. Clássicos destes estilos vão ser interpretados por Rubens Tavares, João Fernando, Geremias Cruz, Oziel Silva, Douglas Clemente, Henrique Branco, Yvan Castilho e Bruno Fonseca. O evento terá transmissão ao vivo direto da Casa de Cultura. Acesse.

O “Festival de Lençóis”, na Chapada Diamantina, na Bahia, começou esta semana com shows sempre ás 19h. Nesta sexta, 30, tem Margareth Menezes e Jau, além de apresentações em vídeos de artistas locais. No YouTube.

O multitalentoso Vicentini Gomez não parou de produzir durante a pandemia. Continuou escrevendo, em especial para o seu público infantojuvenil. Ator, palhaço, mímico, cineasta e palestrante, produziu uma obra lúdica e interativa para ler, pintar, escrever e desenhar. O livro “Dos tempos em que eu tinha medos” desperta a curiosidade e provoca o imaginário dos pequenos e poderá ser adquirido por e-mail ou pelas redes sociais de Vicentini Gomez.

Começou esta semana e vai até o dia 31 de julho, de forma virtual, a exposição do Ballet Urbano Manguinhos (BUM), com diversas fotos, que mostram a situação atual da comunidade. A mostra é a continuidade de uma exposição realizada em 2016, que trata de um diálogo com performance, cujo objetivo principal é mostrar a situação atual do território de Manguinhos, fazendo uma releitura das fotos expostas há 5 anos. A exposição pode ser visitada neste endereço.

A comédia dramática “Angustia-me!”, com texto da premiada Julia Spadaccini e Marcia Brasil, estreia hoje, 30, no YouTube. Com direção de Alexandre Melo, a peça-filme mergulha na angústia de seis personagens em situações inusitadas, que vão compartilhar suas neuroses, inquietudes, pequenas vitórias e derrotas. As autoras buscaram referências sobre a angústia na literatura, nas artes plásticas, na poesia, na música, na filosofia e na psicanálise para escrever a peça. A temporada vai exibir uma filmagem inédita do espetáculo, com bate-papo nos dias 30/04, 02/05, 07/05 e 09/05. A peça ficará disponível gratuitamente no YouTube, com retirada de ingressos pelo Sympla.

Nesta sexta-feira, 30, a partir das 20h, ocorre a live da dupla Israel & Rodolffo. Após a participação de Rodolffo no BBB21, a música "Batom de Cereja" é uma das mais ouvidas do país. O show será transmitido por meio do YouTube.

Também nesta sexta, às 20h, tem live da cantora Solange Almeida apresentando o show "Forró e Versões" pelo YouTube.

No sábado, 1º, tem nova live do cantor e compositor Gusttavo Lima, às 18h, com o show "O Embaixador no Agronegócio II", diretamente do Mato Grosso no YouTube do cantor.

A Pinacoteca de São Paulo inaugura neste sábado, 1º, a exposição Enciclopédia Negra. A mostra torna pública as 103 obras realizadas por 36 artistas contemporâneos para um livro homônimo lançado em março pela Companhia das Letras. No livro, estão reunidas as biografias de mais de 550 personalidades negras, em 416 verbetes individuais e coletivos. Muitos desses personagens tiveram as suas imagens e histórias de vida apagadas ou nunca registradas. Mais informações aqui.

Ainda neste sábado que celebra o Dia do Trabalho ou do Trabalhador, às 20h30, vai ter live da Orquestra Ouro Preto. O primeiro concerto da temporada será com músicas do grupo norueguês A-Ha, uma das bandas mais famosas dos anos 80. A transmissão será realizada por meio do YouTube.

É claro que a data, que já ganhou eventos tradicionais, não pode passar em branco. Mesmo em tempos de pandemia. Neste sábado, Moacyr Luz e o grupo Samba do Trabalhador fazem uma live com muita música e contação de histórias inéditas, com transmissão da Casa da Glória, a partir das 16h, no YouTube de Moacyr.

No dia 2, domingo, a partir das 17h, ocorre a nova live da Carol Tavares. Além de homenagear as mães, a cantora irá apresentar ao vivo a nova música de trabalho, "Juradinho". Durante a live, terá sorteios de brindes para os participantes. A transmissão será realizada no canal oficial da Carol Tavares no YouTube.

Em Teresópolis, neste domingo, 2, a Secretaria de Cultura realiza, na igreja de Santa Teresa, na Várzea, a partir das 15h, a primeira edição de 2021 do ‘Música na Matriz’. Com transmissão direta ao vivo pelo Facebook, o projeto terá como atração o Duo Voz das Cordas Rubens Tavares e João Fernando.

A Usina Cultural Energisa de Nova Friburgo apresenta a exposição “Água viva”, da artista visual Rose Aguiar, até o dia 15 de maio, com série composta por 10 imagens, fotografadas em março de 2019, que partiu da observação dos reflexos gerados pela água em determinada hora do sol e dos vários formatos abstratos percebidos nesses reflexos. Para navegar e realizar um tour virtual de 360 graus, basta acessar o link da exposição através do site.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.