MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Covid-19: Nova Friburgo tem seis mortes e 468 testes positivos em apenas uma semana

Mais de 70% da população não completou o calendário vacinal

Por Kessia Coutinho
28/11/22 - 18:05
Covid-19: Nova Friburgo tem seis mortes e 468 testes positivos em apenas uma semana  Único hospital público da cidade tem ocupação de 100% dos leitos de UTI e de enfermaria | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Os casos de Covid-19 estão se espalhando novamente por todo país e em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, não é diferente.

Grande parte da população friburguense está com o calendário vacinal incompleto, a cidade registrou um aumento significativo, se comparado a última semana, no número de casos, óbitos e internações provocadas pela doença.

De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado na sexta, 25, entre os dias 19 e 25 de novembro, a cidade registrou 468 casos positivos.

Foram 1.705 testes realizados nesse período pelo Sistema Único de Saúde (SUS), número superior ao da semana anterior (quando 917 fizeram os testes).

No boletim mais recente, os casos positivos representam 27,45% do total de testes feitos (72,55% foram negativos).

Esse índice também é superior ao percentual de casos positivados na semana anterior (boletim divulgado no dia 18 de novembro): 18,43% dos testes confirmaram a doença (e 81,57% foram negativados).

O resultado dos testes é divulgado semanalmente pela Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e desde o início do mês, de acordo com esses boletins, o número de casos estão em crescimento. Compare:

  • Semana 19 - 25 de novembro:

(1705 testes)

468 casos positivos

1237 casos negativos

  • Semana 12 - 18 de novembro:

(917 testes)

169 casos positivos

748 negativos

  • Semana 5 - 11 de novembro:

(738 testes)

91 casos positivos

647 casos negativos

  • Semana 29 de outubro - 4 de novembro:

(476 testes)

13 casos positivos

463 casos negativos

Já com relação aos óbitos provocados pela doença, foi registrado quase um óbito por dia entre 19 e 25 de novembro, totalizando seis óbitos nesse período.

Último boletim divulgado dia 25Último boletim divulgado dia 25 | Foto: Reprodução/PMNF

Taxa de ocupação hospitalar

As internações também continuam aumentando. No Hospital Municipal Raul Sertã, tanto a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) quanto a enfermaria estão com 100% de ocupação (são três leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria).

Já no maior hospital privado da cidade, dos 13 leitos de enfermaria, 4 estão ocupados. Um paciente está na UTI (são seis leitos).

Do total de leitos de enfermaria para Covid-19 em Nova Friburgo, 35 % estão sendo utilizados. O índice de ocupação na UTI é 38,46%, nos quatro hospitais do município.

Vacinação

Com o aumento de casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo faz um alerta sobre a importância da vacinação contra o coronavírus, uma vez que a procura pela imunização está baixa.

Foram vacinadas 156.616 pessoas com a primeira dose e, na quarta dose, apenas 46.137 pessoas se imunizaram. Isso significa que 70.54 % da população não voltou aos postos para completar o calendário vacinal.

Já com relação a vacinação infantil, 12.608 crianças de cinco até 11 anos foram vacinadas com a primeira dose. Na segunda dose, nessa mesma faixa etária, foram vacinadas 9.775 crianças, ou seja, apenas 22.46%.

No dia 22 passado, o primeiro bebê com comorbidade, Pietro de Oliveira Martins, de apenas sete meses de idade, foi levado pela mãe, Juliana Muzzi de Oliveira, para receber a dose da vacina Pfizer Baby contra a Covid-19.

A vacinação continua nesta semana até a quarta dose para os maiores de 12 anos. A quinta dose está disponível até o momento para imunossuprimidos acima de 18 anos, gestantes e puérperas.

A imunização está sendo feita de segunda a sexta-feira, em diferentes locais e horários. Já os bebês e as crianças podem ser vacinados às terças e quartas.

Para saber onde os imunizantes estão disponíveis basta acessar as redes sociais da prefeitura de Nova Friburgo.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.