MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Urnas eletrônicas já estão em Teresópolis para as Eleições 2020

Mesários ainda estão sendo convocados pelas 38ª e 195ª Zonas Eleitorais

Por Isadora Jaron
12/11/20 - 09:53
Urnas eletrônicas já estão em Teresópolis para as Eleições 2020 Foto: Isadora Jaron

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, está quase pronta para as Eleições Municipais 2020 que neste domingo, 15 de novembro. As urnas eletrônicas já foram inseminadas, estão lacradas e já se encontram na cidade. Por causa da pandemia da Covid-19, algumas mudanças ocorreram.

Teresópolis vai atuar, efetivamente, com 351 seções, sendo 153 na 38ª Zona Eleitoral e 198 na 195ª Zona Eleitoral. E por conta da pandemia, o número de pessoas que vão estar nesses locais, mesários ou apoio logístico, teve que ser reduzido.

“Como o Tribunal Regional Eleitoral agregou muitas seções, juntou algumas seções as outras, de maneira para diminuir o número de pessoas, houve sim uma substancial redução de mesários em função da agregação de seções”, explicou Roberto da Rocha, chefe de cartório da 38ª Zona Eleitoral.

As urnas já estão em Teresópolis e vieram do município de Petrópolis. Os equipamentos eletrônicos vão permanecer aqui até depois do fim das eleições.

“As urnas já foram lacradas, a inseminação foi feita em Petrópolis e encaminhadas à Teresópolis. Vão ficar sobre proteção até o dia das eleições e até um pouco depois, quando retornam ao município de Petrópolis”, destacou Roberto.

Em relação a convocação dos mesários e do pessoal que vão dar suporte no dia da votação, Roberto frisa que as Zonas Eleitorais já conseguiram quase 100% do efetivo.

“Já estamos com a convocação dos mesários. A 38ª Zona Eleitoral já atingiu em torno de 80% dos mesários convocados e apoio logístico. Já a 195ª Zona Eleitoral está mais ou menos no mesmo patamar, 70% a 80% convocados”, disse.

E para a segurança desses profissionais que vão atuar no domingo, Roberto explica que vão ser entregues materiais de proteção. As seções também vão ser higienizadas para receber os eleitores.

“O Tribunal Regional Eleitoral fez uma avaliação e vai mandar os EPIs para todos os mesários. Cada um vai receber um recipiente com álcool gel e quatro máscaras e nós vamos mandar também álcool líquido para higienização das mesas e materiais. Vamos mandar também face shields para os colaboradores”, pontuou o chefe de cartório.

No dia das eleições, além da segurança das urnas eletrônicas antes, durante e após a votação, os eleitores também podem se sentir resguardados, já que haverá a presença da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.