MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Um passeio de bote e de boia pelo rio Bengalas

Vídeo de navegadores nas águas do rio que corta o centro de Nova Friburgo viraliza nas redes sociais

Por David Massena
22/06/21 - 16:54

O Bengalas, em Nova Friburgo, Região Serrana fluminense, nunca foi navegável. Mas, no último domingo, 20, dois cidadãos se esbaldaram nas águas do rio que corta o centro da cidade. O primeiro remando num bote e o segundo, confortável numa boia adaptada da câmara de gás de uma roda de caminhão. A cena foi flagrada na altura da praça do Suspiro.

Para muitos, o fato é novidade. Mas não é verdade!

Lá pelos idos da década de 1960, os festejos de aniversário da cidade duravam todo o mês de maio. Ávidos por novidades, os jovens José Aucar, Teté Bertão entre outros amigos, inclusive o próprio prefeito, Feliciano Costa, decidiram, em tom jocoso, criar “Uma festa em Veneza”, represando o rio Bengalas e promovendo passeios de barco. E não é que a ideia acabou virando realidade?!

Prefeito Feliciano Costa e o deputado Álvaro de Almeida observados por José Aucar Prefeito Feliciano Costa e o deputado Álvaro de Almeida observados por José Aucar | Foto: Reprodução

O rio foi represado próximo ao Colégio Modelo, na altura da Ponte do Suspiro e o “promenade” sobre as águas se estendeu até a altura da Delegacia de Polícia, onde hoje está o Edifício Itália. Houve um apelo para quem pudesse ceder os barcos. Um dos amigos do grupo, Zé Tcheco, já falecido, fez um barco do tipo pantanal, com motor atrás, que também foi uma atração. Cada família, grupo ou dupla que chegasse de barco era convidado a entrar para navegar.

O passeio ou festa, como queiram, no rio que se chamava à época São João das Bengalas, durou apenas um dia mas, para muitos, é inesquecível! O evento nunca mais ocorreu de forma oficial.

Em tempo: para os curiosos, o nome Rio Bengalas deve-se ao fato de suas margens serem cobertas por uma vegetação abundante denominada bengalas. A planta possuía caule resistente com o qual podia-se confeccionar bengalas, tão em moda antigamente.

Passeio no rio BengalasPasseio no rio Bengalas | Foto: Reprodução


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.