MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Trajano de Moraes retoma higienização dos espaços públicos devido ao aumento da Covid-19

Equipes estão atuando em diferentes bairros do município e na zona rural

Por Redação Multiplix
08/12/20 - 10:19
Trajano de Moraes retoma higienização dos espaços públicos devido ao aumento da Covid-19 Higienização acontece em locais como instituições bancárias e praças públicas | Foto: Divulgação/Prefeitura de Trajano de Moraes

Devido o aumento dos casos da Covid-19 na Região Serrana do Rio, Trajano de Moraes voltou a fazer a higienização dos espações públicos do município. A desinfecção é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, tem a orientação da Vigilância em Saúde, interligada a pasta da Secretaria Municipal de Saúde.

Trajano de Moraes foi a última cidade do estado do Rio de Janeiro a registrar casos do novo coronavirus e também óbitos pela doença. Atualmente, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta segunda, 7, são 228 casos positivos, desde o início da pandemia, com duas mortes.

O cronograma foi pautado pela prefeitura. Na última segunda-feira, 30 de novembro, o chefe do Executivo, Rodrigo Viana, testou positivo para a Covid-19 e ainda se recupera da doença. A higienização acontece nos pontos de maior movimento e aglomeração de pessoas, como agências bancárias, postos de saúde, supermercados e praças.

“Com essa desinfecção, a prefeitura espera diminuir em até 50% o poder de contaminação do vírus, que vem crescendo no município apesar das medidas de prevenção já tomadas. As desinfecções são feitas por funcionários com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e roupas de proteção apropriadas para não ter riscos de contaminação”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Juninho Azevedo.

As equipes estão atuando em diferentes bairros do município e na zona rural. Já na área central, a higienização está sendo mais intensa. A Prefeitura de Trajano de Moraes recomenda que neste momento a população permaneça em casa, evitando aglomerações, e ao sair usem máscara e respeitem o decreto municipal.

“Esses locais carecem de uma atenção especial, devido à demanda de gente em busca de algo, como é o caso das agências bancárias que o cidadão vai lá para sacar algum valor ou receber e até mesmo pagar. Esses pontos são essenciais no trabalho. Atuamos com profissionais preparados. Nosso foco é a prevenção ao coronavírus. Não estamos medindo esforços para tentar combater o vírus na cidade. Agradeço a população por estar fazendo sua parte e a nossa equipe que tem se dedicado integralmente para preservar vidas”, disse Azevedo.

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco, a mistura que está sendo usada serve especialmente para a higienização dos locais, combinando água, cloro e hipoclorito de sódio (composto químico usado frequentemente como desinfetante e alvejante), conforme recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O trabalho será contínuo para que possamos minimizar qualquer possibilidade de aumento dos casos em Trajano. Estamos adotando as recomendações e precauções baseadas nas informações técnicas dos órgãos de saúde oficiais”, comentou o coordenador.

As medidas que estão sendo adotadas seguem os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos governos federal, estadual e municipal, em atendimento ao decreto publicado pelo prefeito Rodrigo Viana, com atualização diária exigida pelo protocolo de combate ao novo coronavírus.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.