MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis segue enfrentando problemas no serviço de iluminação pública

Apesar da prefeitura ter anunciado cerca de 5 mil reparos, alguns bairros ainda têm ruas às escuras

Por Matheus Oliveira
29/03/19 - 10:27
Teresópolis segue enfrentando problemas no serviço de iluminação pública Prefeita de Teresópolis tenta atender à demanda relacionada à iluminação pública na cidade | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana Fluminense, vem enfrentando problemas com a iluminação das ruas há bastante tempo. O tema já foi alvo de reportagens do Portal Multiplix e é motivo de reclamação de muitos moradores do município. Nesta semana, a prefeitura anunciou que realizou um total de quase 5 mil reparos (4.750) no sistema de iluminação pública da cidade. Segundo o Poder Executivo, desde o início da atual gestão, em julho do ano passado, já foram realizadas trocas de 1.856 lâmpadas, 1.105 reatores, 899 reles, 499 bases e concluídas 391 conexões.

De acordo com a prefeitura, o trabalho segue um cronograma elaborado previamente e a operação acontece todos os dias em diversos locais. Os reparos atendem demandas urgentes da população e os pontos mais críticos da cidade, corrigindo falhas na rede elétrica. Dessa forma, segundo o Executivo, o governo pretende aumentar a segurança da população e melhorar a circulação noturna nas ruas, garantindo uma iluminação pública de qualidade.

Porém, de acordo com o pastor e morador do bairro Fazendinha, Rogério Cruz, a localidade segue no escuro.

“Vivemos em uma situação horrível. Agora, uma parte do bairro possui iluminação e a outra apagada. Nosso bairro está extremamente abandonado. Não fizemos reclamação pois não somos atendidos”, declara.

Já a moradora da Rua Beira Linha, no Bairro Cascata Guarani, Ana Maria Baptista, há meses, enfrenta problemas com o serviço de iluminação pública.

Na minha rua, há meses, está sem luz e com muitas lâmpadas queimadas nos postes, o que vem ocorrendo em vários bairros da cidade. E nem adianta reclamar, porque eles não fazem nada pela cidade, afirma Ana.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Beto Calixto, o governo tem se esforçado ao máximo para que o problema de iluminação seja resolvido e que funcione corretamente, mas ressalta que a demanda é grande e isso requer paciência da população.

“Estamos agora com três equipes indo para a quarta, em abril, só nesta tarefa. As intercorrências são muitas e provocadas por vários motivos, nem sempre só a troca de lâmpadas resolve o problema. Estamos trabalhando duro para responder aos chamados, observando sempre os mais urgentes como becos, vielas e servidões, porque as principais avenidas do Centro já estão devidamente iluminadas”, afirma Calixto.

Quem precisa de reparos pode solicitar o serviço pelo telefone da Ouvidoria Geral, que é o (21) 2742-5074, ou acessar o aplicativo e-Ouve em https://eouve.com.br/.

Problema antigo

Vale lembrar que, desde julho do ano passado, o Portal Multiplix vem noticiando o problema enfrentado pelos moradores teresopolitanos. Em 26 de julho, os residentes dos bairros Parque São Luiz e Fazendinha reclamavam da situação da iluminação pública no município serrano. Os problemas envolviam reatores queimados, postes sem lâmpadas e até danificados.

No dia 19 de outubro, nossa equipe relatou o problema nos bairros Parque do Imbuí e Jardim Féu. Os moradores reclamavam da falta de serviço e alegavam que pagavam a taxa de iluminação pública em dia.

Em novembro, após dar prazo de 60 dias para começar a resolver o problema, o Poder Executivo começou a repor as lâmpadas em postes das ruas Canário e Triunfo (Caleme), José Pancetti (Golfe), Magarino Torres (Vale do Paraíso) e Josefa Cupello (Araras).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.