MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Superlua de sangue e eclipse penumbral poderão ser vistos no estado do RJ nesta quarta

Fenômeno raro pode ter visibilidade atrapalhada devido à nebulosidade, mas haverá transmissão ao vivo pela internet

Por Redação Multiplix
25/05/21 - 16:45
Superlua de sangue e eclipse penumbral poderão ser vistos no estado do RJ nesta quarta "Lua de sangue" e maior eclipse lunar do século pôde ser visto em Nova Friburgo, interior do Rio, em julho de 2018 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Três fenômenos astronômicos raros acontecem na madrugada desta quarta-feira, 26, e poderão ser vistos em quase todo o Brasil, inclusive no estado do Rio de Janeiro. Tratam-se da superlua, que também será uma “lua de sangue”, acompanhada de um eclipse.

A superlua ocorre quando a Lua cheia ou nova atinge o ponto mais próximo da Terra, parecendo maior e mais brilhante.

A "lua de sangue" consiste num reflexo avermelhado e alaranjado de parte da luz solar que terá passado pela atmosfera terrestre até chegar ao satélite natural da Terra.

Já o eclipse se dá quando nosso planeta fica no meio do caminho entre o sol e a lua, bloqueando a luz solar e lançando uma sombra na lua.

No Brasil, a superlua e a “lua de sangue” serão visíveis, caso o céu esteja descoberto e limpo na região em que o satélite da Terra é observado.

No caso do eclipse, ele poderá ser visto de forma parcial em trechos das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do país, e só poderá ser observado de forma penumbral na região Sudeste, incluindo o Rio de Janeiro.

A entrada da lua na área de “penumbra” começará por volta das 5h48 da manhã e o eclipse está previsto para as 6h45. A observação a olho nu poderá ser prejudicada pela claridade do amanhecer.

Outro impacto à visualização virá do céu. De acordo com a Climatempo, a previsão para a madrugada do dia 26 é de muita nebulosidade e risco de chuva no estado.

Entretanto, quem se interessar pelo fenômeno, poderá acompanhar por meio de transmissões ao vivo na internet, como a do professor de astronomia Marcos Calil, parceiro do site da Climatempo, com início às 4h30, por meio do YouTube.

Observatórios americanos também transmitirão ao vivo. São eles, o Griffith, a partir das 5h45 de Brasília, e oLowell, às 6h30, através dos respectivos canais no YouTube.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.