MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Semana Santa: igrejas de Nova Friburgo e Teresópolis têm programação

Em razão do feriado prolongado e da pandemia, celebrações vão ocorrer, prioritariamente, de forma virtual

Por Matheus Oliveira
31/03/21 - 17:33
Semana Santa: igrejas de Nova Friburgo e Teresópolis têm programação Igrejas de Nova Friburgo vão ter programação online para celebrar a Páscoa | Foto: Arquivo/Amanda Tinoco

Um tempo para orar e reviver a Paixão, Morte e Ressureição de Jesus Cristo. Assim, as principais paróquias e dioceses da região se preparam para uma das datas mais importantes do cristianismo: a Semana Santa. Desta forma, todas as igrejas já possuem uma extensa programação para a celebrar a Páscoa.

Diocese de Nova Friburgo

Nos 19 municípios da Diocese de Nova Friburgo, as comunidades já se preparam para a celebração da Semana Santa, que começou em 28 de março, com o Domingo de Ramos, e se encerra em 4 de abril, com a celebração do Domingo de Páscoa.

Devido à pandemia de Covid-19, as celebrações acontecerão obedecendo às normas sanitárias vigentes em cada município e as orientações diocesanas.

Em razão do feriado prolongado de dez dias estabelecido pela Lei Estadual nº 9.224/21, que entrou em vigor na última sexta-feira, 26, e as novas medidas mais rígidas adotadas para conter a disseminação do novo coronavírus, grande parte da programação será realizada exclusivamente online, sem a presença de fiéis no templo, com transmissão ao vivo pelas redes sociais das paróquias.

O Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidirá as celebrações em Nova Friburgo com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese (Facebook e YouTube).

As celebrações presididas pelo Bispo durante a Semana Santa acontecerão exclusivamente online pelas redes sociais da Diocese, de acordo com o decreto nº 939 da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, que não permite o funcionamento das instituições religiosas entre os dias 29 de março e 4 de abril.

As transmissões ao vivo acontecerão nos seguintes dias e horários:

  • Quinta-feira Santa – (1/04) - às 18h
  • Sexta-feira da Paixão - (2/4) - às 15h
  • Sábado Santo - (3/4) -18h
  • Domingo de Páscoa - (4/4) – 10h

Teresópolis

Com a proximidade da Semana Santa e com o crescimento no número de casos de Covid-19 em toda região que faz parte do território da Diocese de Petrópolis, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, publicou as “Orientações Litúrgicas para a Semana Santa” (Comunicado Dom Gregório – Semana Santa 2021), mantendo em vigor o Decreto Diocesano Número 10 de outubro de 2020 (2020 – Dec. 10 – COVID) com a regras sanitárias de prevenção à Covid-19.

Além disso, a Diocese divulgou a programação da Semana Santa nas paróquias de Teresópolis.

Na Catedral de Santa Teresa, a programação é a seguinte:

  • Terça e quarta – Missas às 18h30
  • Quinta-Feira Santa - Instituição da Eucaristia às 20h e vigília até às 22h
  • Sexta-Feira Santa – Vigília de 8h às 12h/15h – Celebração da Paixão do Senhor
  • Sábado de Aleluia – Vigília pascal às 20h
  • Domingo de Páscoa – Missas às 7h, 8h30, 10h30, 17h e 19h

Outra paróquia tradicional no município da serra fluminense, a de Santo Antônio do Paquequer também possui uma vasta programação para a Semana Santa:

  • Terça-Feira Santa – Missa - 19h
  • Quarta-feira Santa - Missas e Sermão do Encontro – 19h
  • Quinta-Feira Santa - Ceia do Senhor - 20h
  • Sexta-feira Santa – Celebração – 15h/Ofício das trevas e sete palavras na cruz
  • Sábado de Aleluia – Missa - 20h
  • Domingo de Páscoa – 8h30/11h/19h

A programação completa pode ser conferida neste link.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.