MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretaria Nacional do Consumidor pede recall de petiscos caninos após mortes de cães

Cerca de 40 animais morreram; empresa Bassar Pet Food é investigada por suspeita de usar insumo contaminado

Por Redação Multiplix
16/09/22 - 11:51
 Secretaria Nacional do Consumidor pede recall de petiscos caninos após mortes de cães A empresa solicitou aos consumidores a entrega dos petiscos adquiridos onde foram comprados | Foto: Reprodução/Governo Federal

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, solicitou na quinta-feira, 15, recall de petiscos caninos da empresa Bassar Pet Food. A empresa foi notificada porque os petiscos Bassar Snack Every Day e Bassar Dental Care causaram a morte de cerca de 40 cães, segundo o Ministério da Justiça.

A empresa chegou a solicitar aos consumidores que entregassem os petiscos adquiridos no mesmo local onde foram comprados. O recall é um procedimento em que o fornecedor ou fabricante pede para os clientes devolverem seus produtos, quando é detectado defeito de fabricação, ou necessidade de substituição.

A realização informal de recall – sem ampla divulgação e nos termos regulamentados pelos órgãos competentes – pode ser demorada e ineficaz, apresentando riscos aos consumidores e aos animais, de acordo com a Senacon, e divulgado pela assessoria de comunicação do Ministério da Justiça.

A não formalização desse chamado pode acarretar processo administrativo e aplicação de sanção pela Senacon. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, fornecedores que saibam dos riscos dos seus produtos e serviços, devem comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores.

Resposta da empresa

Em nota, a Bassar Pet Food informou que já interrompeu a produção dos petiscos.

Segundo a empresa, exames preliminares realizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam indícios de que o propilenoglicol, insumo usado pelo setor industrial na fabricação de alimentos para pessoas e animais, estaria contaminado.

Ela reafirma que utilização de determinados lotes da substância foi suspensa pelo Ministério e que o motivo da contaminação está sob investigação.

A empresa disse que está colaborando com as investigações para o esclarecimento do caso. Uma perícia está sendo feita em todo o processo de produção, nos maquinários da fábrica e nas matérias-primas que compõem os produtos finais Bassar Pet Food.

O Portal Multiplix entrou em contato com assessoria de comunicação do Ministério da Justiça para obter outras informações sobre o caso e aguarda retorno.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.