MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretaria de Cultura de Friburgo divulga nota de repúdio após quiosque de livros ser alvo de incêndio

Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 2h18 deste domingo, 1º de outubro

Por Kessia Coutinho
02/10/23 - 16:51 | Atualizada em 03/10/23 - 13:07
Secretaria de Cultura de Friburgo divulga nota de repúdio após quiosque de livros ser alvo de incêndio Quiosque de livros é alvo de incêndio no centro de Nova Friburgo | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Na madrugada do último domingo, 1º, um tradicional quiosque de livros antigos, localizado no centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, foi alvo de um incêndio.

A Secretaria de Cultura se manifestou na tarde desta segunda-feira, 2.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada às 2h18 e, por volta das 2h48, o trabalho foi concluído e sem vítimas.

Nas fotos divulgadas nas redes sociais é possível ver diversos livros espalhados pela calçada da avenida Alberto Braune e os danos causados em parte do quiosque.

Livros na calçada após incêndio no quiosque  Livros na calçada após incêndio no quiosque | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio de uma nota divulgada nas redes sociais, expressou solidariedade ao dono do espaço, conhecido como 'Jorge Livreiro' e repudiou o ocorrido:

Além de um bem pessoal é também um patrimônio cultural. A Cultura se desdobra em três dimensões: econômica, cidadã e simbólica, e é por esta: última que a postura desta secretaria se torna ainda mais enfática. Repudiamos veementemente qualquer forma de ataque, preconceito ou discriminação, mas quando se trata de ataques direcionados a livros, um profundo sentimento de tristeza se soma ao repúdio. Isso ocorre porque, ao presenciarmos tais atos, somos confrontados com um reflexo doloroso de nossa sociedade, que agora, mais do que nunca, necessita dessas obras. Afinal, como bem disse Monteiro Lobato: 'Um país se faz com homens e livros'.

Questionada pela reportagem sobre a possível causa desse incêndio e o andamento das investigações, a Polícia Civil emitiu a seguinte nota:

O caso foi registrado na 151ª DP (Nova Friburgo). Foi feita perícia no local e agentes realizam outras diligências para esclarecer os fatos.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.