MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Região Serrana do Rio terá bases para aeronave do Corpo de Bombeiros

Objetivo é apoiar as missões de prevenção e combate a incêndios florestais

Por Redação Multiplix
21/07/20 - 10:25
Região Serrana do Rio terá bases para aeronave do Corpo de Bombeiros Aeronave vai ajudar no combate ao fogo em vegetação | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) vai disponibilizar bases para aeronave na Região Serrana. O objetivo é dar apoio às missões de prevenção e combate a incêndios florestais.

Esse é o terceiro ano consecutivo em que o estado promove essas ações. O projeto foi iniciado nesta segunda-feira, 20, e contemplará 20 municípios serranos. O período das queimadas começou em maio e vai até outubro.

Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, São Sebastião do Alto, Macuco, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Teresópolis, Sumidouro e Carmo estão na lista das cidades que vão receber as bases.

Segundo a CBMERJ, uma aeronave fará voos diários de monitoramento ambiental com o objetivo de identificar eventuais focos e evitar a propagação das chamas. O órgão ainda destacou que o recurso aéreo também será utilizado para agilizar o transporte de tropa e de materiais, quando necessário, e para o combate direto em pontos de difícil acesso.

“Será um importante reforço para a Operação Extinctus, que já está em andamento na região. A situação se agrava durante o período de estiagem (maio a outubro) em razão das condições climáticas que favorecem a propagação do fogo, como as chuvas escassas e os ventos mais intensos”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Júnior.

Além disso, a corporação disse que vai alocar para a região um Auto Tanque de Combustível (ATC), veículo que serve para o abastecimento com querosene de aviação, que dispensará a necessidade de deslocamento para provisão.

“Muitas vezes a neblina na Serra do Mar, que divide o estado, não permite o pronto emprego do recurso aéreo. Esta iniciativa permite que o helicóptero esteja mais perto dos tradicionais focos de incêndio registrados nessa época”, disse o coronel Adalberto Neiva, comandante de Atividades Especializadas do CBMERJ.

Em 2019, por exemplo, a operação extinguiu 36 focos de fogo em vegetação e atuou em 34 ações de monitoramento ambiental, evitando grandes incêndios florestais.

Além das cidades de cobertura do Portal Multiplix, Petrópolis, Areal, Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Sapucaia e São José do Vale do Rio Preto também vão ser contempladas.

O CBMERJ divulgou que a ação conta com apoio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e do Exército Brasileiro, que vão ceder bases para a aeronave nas suas sedes em Nova Friburgo e Petrópolis, respectivamente.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.