MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Procon-RJ faz ação para fiscalizar estabelecimentos em Nova Friburgo

Cinco empresas tiveram auto de infração lavrado após constatação de irregularidades

Por Matheus Oliveira
12/01/21 - 12:13
Procon-RJ faz ação para fiscalizar estabelecimentos em Nova Friburgo Procon Estadual fiscalizou estabelecimentos em Nova Friburgo após denúncias | Foto: Divulgação/Procon-RJ

O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou uma ação de fiscalização em estabelecimentos comerciais nessa segunda-feira, 11 de janeiro, nos bairro Centro e Olaria, em Nova Friburgo, na Região Serrana.

A intenção foi apurar denúncias de consumidores. Os agentes informaram que encontraram irregularidades em agências bancárias, farmácias, shopping, restaurantes e supermercados.

Foram encontrados, de acordo com o Procon, problemas como licença sanitária vencida, aglomeração em filas, consumidores esperando 50 minutos para serem atendidos e alimentos vencidos, sem especificação e mal armazenados. Cinco estabelecimentos tiveram auto de infração lavrado.

Nos bancos fiscalizados, os agentes identificaram tempo de espera na fila acima do razoável. Através da senha, foi comprovado que um consumidor esperou 52 minutos para ser atendido em um banco.

Em outra agência bancária, não havia funcionário para orientar quanto ao distanciamento social na fila externa, o que gerou aglomeração na calçada.

As duas farmácias vistoriadas não tinham revistas com informações atualizadas sobre os preços máximos ao consumidor. Em uma delas, a licença sanitária estava vencida desde novembro de 2020.

Ainda segundo o Procon, não havia farmacêutico técnico responsável e o livro de reclamações estava sendo preenchido de maneira incorreta, sem que o consumidor recebesse a via com a reclamação.

Por fim, o Procon informou que a ação descartou 86 kg de alimentos em um estabelecimento.

Ao Portal Multiplix, o Procon informou que as empresas terão um prazo para se adequarem.

"A multa não é aplicada no momento da fiscalização, já que a empresa tem o direito de defesa. O fornecedor tem até 15 dias para apresentar defesa. Após análise do documento apresentado será definida a aplicação ou não de multa", informou o órgão.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.