MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prepare o guarda-chuva! Frente fria chega ao Sudeste e vai mudar o tempo nas regiões Serrana e dos Lagos

Inmet emitiu alertas para ventos costeiros, tempestades e queda de temperatura

Por Kessia Coutinho
27/09/23 - 16:42
Frente fria chega ao Sudeste e vai mudar o tempo nas regiões Serrana e dos Lagos do Rio Tempo encoberto nesta quarta-feira, 27, em Teresópolis e Cabo Frio | Fotos: Reprodução/Portal Multiplix

A intensa e longa onda de calor que começou a se instalar sobre o Brasil no dia 17 de setembro está chegando ao fim. Na Região Sudeste, o clima já começou a mudar e em alguns estados a chuva já chegou.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para os próximos dias a ocorrência de grandes volumes de chuva, com temporais e possível queda de granizo.

Essa instabilidade ganha força à medida que o ar quente da parte central do Brasil e Sudeste se encontra com o ar frio ao sul do estado gaúcho.

Também existe o risco de temporais com ciclone em alto-mar para o sudeste.

Araruama com céu encoberto nesta quarta-feira, 27Araruama com céu encoberto nesta quarta-feira, 27 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Por isso, as cidades das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio devem ficar atentas para a chegada da nova frente fria.

Nesta quarta-feira, 27, o Inmet emitiu três alertas para o estado do Rio no seu site:

  • Ventos costeiros (perigo): aviso iniciando em 27/09/2023, às 12h. Terminando em 28/09, às 10h. Intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.

  • Tempestade (perigo potencial): aviso iniciando em 27/09, às 09h23. Terminando em 28/09, às 10h. Chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

  • Declínio de temperatura (perigo potencial): aviso iniciando em 28/09, à 0h. Terminando em 28/09, às 23h59. Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC.

O Cemaden-RJ também emitiu um alerta para a passagem da frente fria, que vai ocasionar pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte no estado nesta quarta-feira, 27.

Mesmo com o tempo fechado, pessoas aproveitaram para curtir a praia nesta quarta-feira, 27Mesmo com o tempo fechado, pessoas aproveitaram para curtir a praia nesta quarta-feira, 27 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

As defesas civis de Nova Friburgo e Teresópolis, na Serra, e de Búzios, na Região dos Lagos, compartilharam o comunicado que alerta para descargas elétricas e rajadas de vento moderadas a fortes.

Ainda de acordo com o Cemaden, durante a quinta-feira, 28, as temperaturas sofrerão um declínio acentuado e a previsão é de pancadas isoladas de chuva fraca a ocasionalmente moderada a qualquer momento.

A Marinha também alerta para ressaca, que vai da Região da Costa Verde até a Baixada Litorânea.

Céu parcialmente encoberto nesta quarta-feira, 27, em FriburgoCéu parcialmente encoberto nesta quarta-feira, 27, em Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

As temperaturas vão despencar. Nova Friburgo tem previsão de máxima de 35ºC nesta quarta-feira. Já na quinta, 28, a máxima não deve passar dos 22°C.

Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, fez uma previsão de até quando essa frente fria pode ficar sobre o nosso estado:

A frente fria começa a se organizar na quarta-feira e deve seguir pelos próximos dias, com chuva até domingo. O centro de alta pressão fica bem localizado no Sudeste neste domingo, o dia que mais vai chover.

Na Serra, as temperaturas, em média, vão variar entre 10ºC e 27ºC até o próximo domingo. Na Região dos Lagos, os termômetros irão marcar entre 19ºC e 36ºC.

Vale lembrar que em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

A população fluminense também pode receber alertas de desastres da Defesa Civil e como proceder nestas situações, via SMS (mensagens de texto via celular), através de um cadastro simples e rápido. O serviço é gratuito e válido para todas as operadoras.

Para realizar a inscrição, os moradores de todo o estado podem mandar mensagens de texto para o número 40199, com CEP. Cabe destacar que só será aceito o cadastro de um CEP por vez.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.