MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Possibilidade de fortes chuvas faz cidades do Rio adotarem medidas preventivas

Após institutos emitirem alertas, Teresópolis e Rio de Janeiro buscam diminuir possíveis danos

Por Matheus Oliveira
12/02/19 - 16:38
Possibilidade de fortes chuvas faz cidades do Rio adotarem medidas preventivas Fortes chuvas podem causar transtornos em todo o estado do Rio de Janeiro | Foto: Banco de Imagem

A frente fria que chega ao estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, vem gerando precaução em municípios do território fluminense. Os principais institutos de meteorologia emitiram alertas para a possibilidade de fortes chuvas. A cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, por exemplo, decretou Estágio de Atenção Preventiva, enquanto que, na capital Rio, a prefeitura anunciou diversas medidas para diminuir os possíveis danos causados pelas chuvas.

O Instituto Climatempo divulgou um alerta de temporais em todo o estado, a partir desta quarta até sexta-feira.

"A frente fria forma um sistema de baixa pressão atmosférica, que, desta vez, ficará posicionado mais próximo à costa do Espírito Santo, mas, ainda assim, influenciando o estado do Rio de Janeiro e formando nuvens carregadas.", explica o meteorologista Daniel Orlandi.

A previsão é de muita chuva, que pode começar já na madrugada desta quarta e se estender ao longo do dia. A chuva vem em forma de temporais, com raios e rajadas de vento e também grossa em vários momentos, gerando acumulados elevados. A população deve se preparar e ficar atenta aos avisos meteorológicos e às orientações da Defesa Civil, evitando áreas de risco. Há potencial para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra.

Inmet

Já o Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet emitiu alertado informando que “nos próximos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro, a atuação de áreas de instabilidade (madrugada e manhã do dia 13), a aproximação de uma frente fria (tarde e noite do dia 13) combinada com uma baixa pressão próxima à costa do estado do Rio de Janeiro, assim como o padrão de escoamento dos médios e altos níveis da atmosfera (5 km a 12 km de altitude) deixarão o estado do Rio de Janeiro com condições à ocorrência de tempo severo em algumas áreas. A instabilidade pode resultar em chuva intensa, raios e rajadas de vento que podem superar os 80 km/h, assim como acumulados significativos de chuva em algumas localidades”.

Teresópolis

Como medida preventiva, a Defesa Civil de Teresópolis divulgou que o município entrou em Estágio de Atenção por conta da possibilidade de ocorrência de chuva forte em todo o estado do Rio.

Segundo a Prefeitura, a Defesa Civil Municipal mantém suas equipes de plantão fazendo o monitoramento das condições do tempo através de boletins dos órgãos oficiais e mantendo a população informada através do aplicativo Alertas DCT, pelas redes sociais e por meio de mensagens SMS. Além disso, caso necessário, os alto-falantes das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme são acionados para avisar a proximidade de chuva forte.

“Nossa orientação é para que todos mantenham a calma e acompanhem nossos avisos. Quem mora em área de risco já sabe que, diante de uma situação de perigo, deve procurar locais seguros e acionar os órgãos competentes em caso de pedido de socorro. Ocorrendo chuva forte, as pessoas devem se manter em local seguro e esperar o temporal passar para, depois, se locomoverem com segurança.”, orienta o Coronel Flavio Castro, secretário de Defesa Civil de Teresópolis.

Rio de Janeiro

Na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella anunciou que todas as escolas da rede municipal irão funcionar em meio expediente até às 12h desta quarta-feira.

"Fizemos uma reunião ontem com diversos órgãos para essa previsão de chuva amanhã. Primeira coisa: vamos conceder um meio expediente para as escolas amanhã para diminuir o fluxo de trânsito na cidade a partir de 12h.", revela o secretário da Casa Civil, Paulo Messina.

Além disso, o poder público municipal recomendou o adiamento da partida entre Vasco e Resende, que está marcada para acontecer nesta quarta-feira, a partir das 21h30, no Maracanã, em confronto válido pela semifinal do primeiro turno do Campeonato Carioca.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.