Nova Friburgo terá alteração em linhas de ônibus na próxima segunda

Medida ocorre devido ao início da construção de uma cobertura na Estação Livre. Veja o que muda

Por Matheus Oliveira
04/07/19 - 16:58
Nova Friburgo terá alteração em linhas de ônibus na próxima segunda Passageiros das linhas do lado norte vão desembarcar na Rua Sete de Setembro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou nesta quinta-feira, dia 4 de julho, que a partir da próxima segunda, 8, iniciará a construção de cobertura na Estação Livre, no Centro. Segundo o executivo, a obra é mais uma ação do pacote de obras anunciado em fevereiro deste ano. Com a medida, haverá alteração no itinerário de algumas linhas.

Segundo o comunicado divulgado pela prefeitura, a instalação das coberturas na área externa da Estação Livre (antiga rodoviária urbana) será feita em duas etapas. Na primeira, será colocada a cobertura do lado norte do espaço.

Por essa razão, os passageiros que seguem no sentido norte terão o embarque e desembarque transferidos para a rua Sete de Setembro. Enquanto isso, usuários do transporte público que transitam pelo lado sul poderão embarcar e desembarcar normalmente na Estação Livre. Os atendimentos da FAOL e da 1001 funcionarão normalmente no local.

O executivo informou ainda que, quando a primeira etapa for concluída, será iniciada a fase final, com a instalação da cobertura do lado sul. A previsão é que a totalidade da obra dure pelo menos cinco meses.

O novo projeto prevê que três ônibus estacionem simultaneamente em cada lado da rodoviária, em um formato que, segundo a prefeitura, facilita a manobra e agiliza o embarque e desembarque de passageiros.

Lado sul da Estação Livre será o último a receber coberturaLado sul da Estação Livre será o último a receber cobertura | Foto: Arquivo/Amanda Tinoco

Alteração nas linhas de ônibus

Os ônibus das linhas Sítio São Luiz, Granja do Céu, Cascatinha e Vargem Grande que passavam pela Rua Dante Laginestra, a partir de segunda-feira farão seu ponto apenas na Estação Livre (sentido sul).

NovaFaol critica mudanças

De acordo com o diretor da concessionária Friburgo Auto-Ônibus (Nova Faol), Paulo Valente, tal medida pode causar transtornos aos usuários.

“A empresa foi comunicada do fato e vai analisar o impacto da alteração sobre a operação do serviço. De antemão, podemos afirmar que o somatório das interdições por conta das obras e da mudança de pontos proposta trará um grande nó no trânsito local, que acarretará atrasos nos horários de todas as linhas de ônibus que ali param, o que prejudicará severamente a população usuária do sistema de transportes coletivos de Nova Friburgo, que mais uma vez fica em segundo plano, contrariando preceitos básicos da Lei Orgânica Municipal”, afirma.

A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com a prefeitura pedindo posição sobre a fala da concessionária e aguarda retorno.