Nova Friburgo ganha ponto de apoio para moradores de rua

Com frio intenso na cidade, espaço foi aberto no último fim de semana e já recebeu 15 pessoas

Por Redação Multiplix
08/07/19 - 16:13
Nova Friburgo ganha ponto de apoio para moradores de rua Local onde funciona o ponto de apoio, no bairro Duas Pedras | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio,ganhou ponto de apoio para moradores de rua. O espaço no bairro Duas Pedras, criado pela Secretaria de Assistência Social, começou a funcionar no sábado, dia 6 de julho, e, segundo a prefeitura, ficará aberto enquanto o frio for intenso.

No primeiro dia, seis moradores de rua tiveram ajuda. No domingo, onze pessoas passaram a noite dormindo em colchonetes e receberam doações de caldos de mocotó e legumes, pão e chocolate quente.

Abrigados das temperaturas baixas - termômetro digital da av. Alberto Braune, na madrugada de domingo, marcou 0ºC -, os moradores de rua que chegaram ao ponto de apoio também receberam agasalhos, puderam tomar banho e tiveram um local para passar a noite.

De acordo com a prefeitura, é a primeira vez que o município realiza uma ação como essa e a participação da comunidade teve grande importância. “Somos profundamente gratos à dedicação das nossas equipes e também à Defesa Civil e Guarda Municipal, sem deixar de citar os voluntários da nossa sociedade, que se solidarizaram com a causa e fizeram a diferença na vida dessas pessoas através da entrega de refeições e doações”, ressaltou Claudia Barbosa, secretária de Assistência Social.

Moradores de rua dormem em colchão no ponto de apoio Moradores de rua dormem em colchão no ponto de apoio | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

Para que o projeto continue acontecendo, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), está arrecadando doações de cobertores, colchões, roupas masculinas, agasalhos, cuecas e toalhas de banho.

As entregas de doações para o ponto de apoio podem ser feitas na sede do Creas, que fica na Rua Carlos Magno, nº 5, perto do Hospital Municipal Raul Sertã, e funciona das 8h às 17h, e também no próprio ponto de apoio, na Rua Benjamin Constant, no bairro Duas Pedras (próximo ao Terminal Rodoviário Norte - onde anteriormente funcionava um motoclube), das 20h às 23h.