MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

‘Não me lembro da minha vida sem ele’, diz devoto de São Jorge; santo é celebrado neste domingo

Na Região Serrana, Nova Friburgo terá programação religiosa e a tradicional cavalgada

Por Natalia Amorim
21/04/23 - 07:30
‘Não me lembro da minha vida sem ele’, diz devoto de São Jorge; santo é celebrado neste domingo Morador de Nova Friburgo é devoto fervoroso de São Jorge | Foto: Jorge Zeferino

Carioca da gema, como se autodefine, o fotógrafo e agora morador de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, Jorge Zeferino, é um devoto fervoroso do santo guerreiro, São Jorge, que tem como data comemorativa este domingo, dia 23 de abril, feriado estadual.

A devoção vem de muito tempo. O próprio nome que recebeu ao nascer já foi uma homenagem prestada por seu pai, que tinha uma história de afeto com Jorge, santo venerado pelos católicos e um dos mais populares do Brasil.

Até o dia de seu nascimento, 23 (embora seja de janeiro), é considerado pelo devoto um símbolo da forte presença de São Jorge em sua vida.

Até o bolo de aniversário é feito em homenagem ao santoAté o bolo de aniversário é feito em homenagem ao santo | Foto: Jorge Zeferino

Desde muito pequeno, ele [o santo] faz parte da minha vida. Não lembro da minha vida sem ele. Graças eu recebo todos os dias, então, não sou de pedir, prefiro agradecer.

E a fé é tanta, que o fotógrafo registrou na própria pele a imagem do santo guerreiro, que ocupa as costas inteira.

O fotógrafo Jorge registrou na pele a fé pelo santo guerreiroO fotógrafo Jorge registrou na pele a fé pelo santo guerreiro | Foto: Jorge Zeferino

Apesar de ter crescido no catolicismo, ele diz não ter uma religião definida e que, sempre que possível, também frequenta centros de Umbanda e Candomblé.

No dia 23, acendo uma vela, coloco uma cerveja pro guerreiro, sigo aquilo que meu finado pai sempre fez.

Quem é São Jorge

O santo guerreiro também é conhecido como Ogum nas religiões de matriz africanaO santo guerreiro também é conhecido como Ogum nas religiões de matriz africana | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Jorge foi um guerreiro cristão do Império Romano que foi perseguido, torturado e decapitado pelo Imperador Deoclessiano, no ano de 303, simplesmente por defender o cristianismo.

Sua história se espalhou e ele se tornou São Jorge, o santo guerreiro.

É padroeiro em diversas partes do mundo, como Inglaterra, Geórgia, Lituânia, Sérvia e Etiópia e é também o santo mais popular do Brasil, venerado pela Igreja Católica.

Também é cultuado pelas religiões de matrizes africanas, como a Umbanda e o Candomblé, onde é chamado de Ogum.

A imagem de São Jorge vestido com uma armadura, sentado em um cavalo branco, atravessando um dragão com uma lança, foi difundida na Idade Média, fruto de uma lenda, que conta a luta de São Jorge com o dragão, para salvar a filha do rei da Líbia.

São Jorge venceu o dragão e exigiu a conversão do povo ao cristianismo, como conta a lenda.

Programação Friburgo

Uma programação religiosa será realizada neste domingo, dia 23, para celebrar o dia do santo guerreiro.

Uma carreata sairá de Riograndina, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a partir das 14 horas, recolhendo doações de alimentos para a ação social.

Às 15 horas, haverá uma missa festiva e, em seguida, uma festa de São Jorge.

Uma capela em honra ao santo está sendo construída em Janela das Andorinhas, segundo a Diocese de Nova Friburgo.

Cavalgada

A tradicional Cavalgada de São Jorge terá a sua vigésima nona edição neste domingo, dia 23.

O ponto de encontro é a Central de Abastecimento do Rio de Janeiro (Ceasa), em Conquista.

Entre os dias 21, 22 e 23 de abril (sexta, sábado e domingo), haverá uma festa com programações musicais no local.

A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Proteção aos animais

A equipe da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Ssubea) informou à reportagem que, em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, estará acompanhando todo o percurso da Cavalgada de São Jorge.

E acrescentou:

Para a cavalgada ocorrer, o organizador teve que assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que, entre várias obrigações, proíbe o uso de esporas ou similares [nos cavalos] e que serão apreendidas, caso sejam utilizadas. O organizador poderá receber multa com base na Lei Estadual Nº 8.145/2018 [caso descumpra a determinação].

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.