MENU

Portal Multiplix

MPRJ recomenda a Teresópolis utilizar unidades móveis de saúde para pacientes com covid-19

Órgão sugere que equipamentos sejam usados para atendimento primário, transporte inter-unidades e transporte inter-hospitalar exclusivo de pessoas com coronavírus

Por Redação Multiplix
21/05/20 - 09:36
MPRJ recomenda a Teresópolis utilizar unidades móveis de saúde para pacientes com covid-19 Município de Teresópolis conta atualmente com duas unidades móveis básicas | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

A Prefeitura de Teresópolis e a Secretaria Municipal de Saúde receberam uma recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) para que seja providenciado o destacamento de unidades móveis de saúde para o atendimento primário, transporte inter-unidades e transporte inter-hospitalar exclusivo de pacientes com coronavírus.

A recomendação foi expedida por meio da Força Tarefa de Atuação Integrada na Fiscalização das Ações Estaduais e Municipais de Enfrentamento à Covid-19 (FTCOVID-19/MPRJ) e da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Teresópolis.

No documento, o MPRJ recomenda ao município que atualize o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) no que tange ao quantitativo e tipos de unidades móveis disponíveis na rede de saúde de Teresópolis.

Entre outras medidas, o órgão sugere, ainda, que seja definida a matriz de responsabilidade municipal quanto à regulação do atendimento primário e ao transporte de pacientes com covid-19, apontando com clareza quem são os responsáveis por regular os serviços e quais as bases descentralizadas dos veículos.

Também devem ser disponibilizados equipamentos de proteção individual (EPIs) e a desinfeção de todas as superfícies internas após a realização do atendimento.

“Diante da necessidade de utilização de unidades móveis avançadas para transporte de pacientes, o MPRJ recomenda que pelo menos uma das quatro ambulâncias básicas do município sejam dotadas dos recursos mínimos para suporte avançado”, diz trecho de comunicado emitido pelo órgão estadual.

O documento foi expedido levando em consideração, entre outros motivos, que a cidade de Teresópolis conta atualmente com duas unidades móveis de atendimento pré-hospitalar habilitadas, sendo as duas básicas e nenhuma avançada, não dispondo de central de regulação de urgência (CRU) ordinária ou específica para a crise sanitária do covid-19.

A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com a Prefeitura de Teresópolis para saber se o Executivo vai seguir a recomendação do MPRJ, mas não houve resposta.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção