MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

MP e Polícia Civil fazem operação em Friburgo, Cabo Frio e outras cidades contra furto de combustível

Ao todo, 27 pessoas foram denunciadas à Justiça pelos crimes de furto qualificado, organização criminosa e corrupção

Por Kessia Coutinho
26/07/23 - 13:50
MP e Polícia Civil fazem operação em Friburgo, Cabo Frio e outras cidades contra furto de combustível Operação é realizada pelo MPRJ, por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia Civil, através da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), realizam nesta quarta-feira, dia 26, a Operação Exagogi, que significa extração em grego.

A ação é feita para cumprir mandados contra integrantes de uma organização criminosa responsável por furtar combustível através da perfuração e da sua retirada direta dos oleodutos da Transpetro e identificar empresas receptadoras que adquiriram o produto desviado clandestinamente em diversos municípios do Rio de Janeiro e de outros estados.

Na área de cobertura do Portal Multiplix, a operação acontece em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Nova Friburgo, na Região Serrana.

Ao todo, o Gaeco denunciou à Justiça 27 pessoas pelos crimes de furto qualificado, organização criminosa e corrupção.

O Ministério Público não deu informações detalhadas sobre as ações em Friburgo e Cabo Frio nesta quarta, mas informou que, segundo a denúncia, “os criminosos compram pela internet o material necessário para as derivações clandestinas, valendo-se de instrumentos de qualidade duvidosa, mangueiras inadequadas e indivíduos sem especialização para realizar as incisões nos dutos e retirar o material”.

De acordo com o MP, além do dano ambiental e patrimonial, existe também o material, já que é necessário realizar a reparação dos dutos pela equipe da Transpetro, de valor mais alto e de tempo muito elevado.

O MP destaca ainda que, a cada identificação de derivação clandestina ou de perda de pressão nos dutos, há suspensão da atividade, como forma de minimizar os riscos de acidente.

No Estado do Rio de Janeiro, a operação também acontece em Sapucaia, Macaé, Quissamã, Pinheiral, Bom Jesus do Itabapoana, Carapebus, São João de Meriti, São Gonçalo, São Fidelis, Campos dos Goytacazes, além dos bairros do Centro e Campo Grande, na capital fluminense.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.