Movimentação é grande nos cartórios do interior neste último dia para regularização do título
Serviços podem ser realizados até às 19h ou também pela internet
Movimento no TRE em Nova Friburgo nesta quarta-feira
|
Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Termina nesta quarta-feira, 4, o prazo para emitir ou regularizar o título de eleitor para as eleições gerais que acontecem em outubro. Desde cedo, é intensa a movimentação nos cartórios do interior do Rio.
Em Nova Friburgo, na Região Serrana, a procura já era grande logo no início dos atendimentos no prédio do antigo fórum, onde existem duas zonas eleitorais.
Na maior cidade da Região dos Lagos, Cabo Frio, a situação também era parecida. Muitas pessoas, a maioria jovens, aguardaram na fila para emitir o primeiro título. Houve espera antes mesmo da abertura do cartório.
Na cidade, o policiamento foi reforçado nas ruas no entorno do prédio.
Movimento no TRE, em Cabo Frio, na manhã desta quarta-feira | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Mas os serviços também podem ser feitos pela internet. De acordo com a Justiça Eleitoral, esse é o prazo legal para que sejam concluídos o cadastro de todo o eleitorado apto a votar nas eleições.
A partir desta quinta-feira, 5, o cadastro eleitoral será fechado e não serão permitidas alterações nos dados dos eleitores.
No dia 11 de julho, o TSE vai divulgar o número de eleitores aptos a votar no pleito deste ano.
Veja como ficar em dia com a Justiça Eleitoral:
Presencial
Para realizar o processo de forma presencial, o cidadão deve ir ao cartório eleitoral que atende a região da sua residência com os seguintes documentos originais:
RG original, CTPS emitida em meio físico, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) e certidão de nascimento ou casamento;
Comprovante de endereço, em nome do eleitor (pode ser conta de luz, conta de telefone), que contenha o endereço e seja recente;
Comprovante de quitação do serviço militar (homens entre 18 e 45 anos) para o primeiro
Em Nova Friburgo, o título pode ser emitido no TRE que fica localizado praça Getúlio Vargas, no Centro.
Já em Cabo Frio, o TRE funciona na rua Gustavo Beranger, 267, no bairro Vila Nova.
Pela Internet
Por meio do site oficial ‘TítuloNet’, é possível verificar pendências no título de eleitor, requerer a primeira via do documento, fazer a transferência de município de votação e alterar os dados pessoais.
Para realizar o processo é necessário documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.
Também é necessária uma foto tipo 'selfie' segurando o documento oficial de identificação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os cidadãos que fizerem as solicitações até às 23h59 desta quarta-feira serão atendidos.
O tribunal esclarece que é preciso aguardar a análise dos pedidos, que deverão ser respondidos em até 30 dias. O andamento das solicitações também pode ser acompanhado pela internet.
Eleições 2022
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
O segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será no dia 30 do mesmo mês.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.






