MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Moradores de Macaé de Cima, em Nova Friburgo, sofrem com as péssimas condições das estradas

Prefeitura chegou a iniciar, no ano passado, uma obra na localidade, mas só concluiu 3 km da via

Por Kessia Coutinho
23/02/24 - 16:51
Moradores de Macaé de Cima, em Nova Friburgo, sofrem com as péssimas condições das estradas Estradas de Macaé de Cima estão em estado precário | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

As péssimas condições das estradas da localidade de Macaé de Cima, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, têm gerado muitos transtornos para os moradores e empresários locais.

A precariedade das vias afeta diretamente o cotidiano de quem mora, trabalha ou quer passar pela região, impactando desde a mobilidade até o acesso a serviços essenciais.

Os mais afetados são os moradores, quem precisa passar pelo local, donos de pousadas e principalmente os pais dos estudantes que enfrentam dificuldades para levar os filhos à escola.

Quem mora no local diz que a prefeitura chegou até a iniciar uma obra na região em 2023, mas, depois de três quilômetros, os maquinários e servidores foram embora e nunca mais retornaram para terminar o serviço.

Estrada está cheia de buracos Estrada está cheia de buracos | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Carla Delorenci, dona de uma pousada em Macaé de Cima, expressa sua frustração diante da situação:

A gente tem uma caminhonete que consegue fazer o transfer [transporte dos turistas] dos nossos hóspedes, para quem tem um carro muito baixo e não quer arriscar o carro na estrada. Mas a gente já teve diversas situações em que a pessoa percorreu os três primeiros quilômetros e voltou dali, por conta da estrada ser ruim. Ela vai até onde a prefeitura mexeu, vê que o carro dela não dá para passar ou que não quer expor o veículo dela a riscos, e volta. Já tive cancelamentos por conta disso. É prejuízo financeiro, mas a questão maior que eu acho é a falta de segurança.

A Associação de Moradores de Macaé de Cima também vem se manifestando sobre o assunto. O presidente Carlos Pinho destaca que a falta de manutenção preventiva das estradas compromete a qualidade de vida dos moradores:

As intervenções por parte da prefeitura, quando ocorrem, são feitas quando as estradas ameaçam ficar intransitáveis, e, na maioria das vezes, de forma parcial. O que estamos assistindo nada mais é do que o resultado do descaso crônico com as vias que cortam Macaé de Cima (Cabeceiras do Macaé, Rio Bonito, Mirandela, etc). As estradas são por onde tentam circular os serviços básicos para os moradores (gás, recolhimento de resíduos sólidos, equipe do PSF, transporte escolar, etc), sendo que nem sempre é possível isso com segurança. Como é o caso de agora, quando, apesar de todos os esforços dos moradores, a estrada está em estado tão deplorável, que passou a ser um risco para as nossas crianças transitarem por ela.

O presidente explicou também que vários pedidos de melhorias já foram feitos ao governo municipal e que, até o momento, não houve nenhuma solução:

Solicitamos, mais de uma vez, para que haja uma intervenção firme por parte da prefeitura, corrigindo o que está errado, e buscando uma forma de manutenção constante para que não tenhamos que vivenciar isso com a frequência que vivemos hoje.

Os pais enfrentam desafios para garantir a educação dos seus filhos. Como é possível ver no vídeo gravado por moradores da região, nem mesmo uma van escolar conseguiu passar pela estrada. Veja abaixo.

O morador Valmir Berçot é pai de uma estudante e relata os problemas para se deslocar na região:

A estrada está uma lástima. É muito buraco, muita pedra e tem riscos. Riscos de cair em um buraco e ocorrer um acidente. Essa semana mesmo, eu ainda lutei para que o transporte pudesse ser feito. A gente pretende, até se for o caso, colaborar um pouco com a ajuda na estrada, mas precisamos mesmo da prefeitura. Não é um trecho pequeno. Se fosse um buraco ou outro, a gente até resolveria, mas é um trecho muito grande, com muito buraco, muita pedra. É lamentável.

Grazielle Lopes contou que, infelizmente, seu filho não tem frequentado a escola. Ela cobrou uma solução do Executivo:

Meu filho encontra-se em casa, porque suspenderam o meio de transporte, que é o único que gente tem aqui: as kombis que levam as crianças para a escola. A gente mora aqui em Rio das Flores e não tem ninguém lutando pela gente aqui. São barreiras que caem, estradas em más condições, crianças sem estudar. A gente só está correndo atrás dos nossos direitos. Prefeito, vê se ajuda a gente aqui!

Buracos ficam completamente cheios de água quando chove na regiãoBuracos ficam completamente cheios de água quando chove na região | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Renata Cláudio também é mãe de uma aluna e disse que, além do problema com as aulas, existem outras questões que preocupam a comunidade:

As aulas estão paralisadas, não vai ter aula devido à estrutura da estrada. É um perigo, caso o motorista que venha aqui, queira levar essas crianças e aconteça algum acidente. Tomara que não. Também tem risco para os moradores. Se alguém passar mal a gente não consegue socorrer rapidamente, porque como a estrada está ruim, não dá tempo.

Diante dessa realidade, os moradores solicitam às autoridades uma atenção urgente às condições das estradas da região de Macaé de Cima.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo, na tarde desta sexta-feira, 23, para ter um posicionamento sobre a situação desses alunos, ter uma previsão para o reparo das estradas e entender os motivos pela falta da manutenção nas vias, mas ainda aguarda as repostas.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.