MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mais de 45 mil seções no Brasil vão se adaptar para receber eleitores

Em quatro anos, número de cidadãos com algum tipo de deficiência aptos a votar aumentou 93%

Por Redação Multiplix
12/11/20 - 13:37
Mais de 45 mil seções no Brasil vão se adaptar para receber eleitores Pessoas com deficiência devem informar à Justiça Eleitoral impedimentos ao exercício do voto | Foto:  Banco de Imagem

Durante as eleições, a Justiça Eleitoral mantém suas atenções redobradas com os eleitores com deficiência. Este ano, esse grupo eleitorado soma 1.158.405 cidadãos aptos a votar. Em comparação as últimas eleições municipais, esse número teve um aumento de 93%.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses dados consideram a declaração do cidadão no momento em que se registrou como eleitor, ou seja, não significa que houve um aumento na quantidade de pessoas com deficiência no Brasil.

Portanto, em todo o país, as seções eleitorais estão se preparando, sendo especialmente adaptadas para receber esse grupo eleitorado. Vão ser mais de 45,6 mil seções com acessibilidade.

Ainda segundo o TSE, sempre nos anos eleitorais, as pessoas com deficiência devem informar à Justiça Eleitoral sobre impedimentos que dificultem o exercício do voto, tais como as relacionadas à locomoção e à visão, para que o local de votação possa ser preparado para atender às necessidades específicas do eleitor, com o oferecimento de urna com fones de ouvido e rampa de acesso, entre outros, por exemplo.

Esse grupo também tem preferência para votar, mas é observada a seguinte ordem: candidatos, juízes eleitorais e seus auxiliares, servidores da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais, policiais militares em serviço, eleitores maiores de 60 anos, enfermos, eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida e mulheres grávidas e lactantes.

O presidente da mesa receptora de votos também pode ajudar, quando for imprescindível, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida na hora da votação.

Braille e sintetização de voz:

Ainda segundo o TSE, todas as urnas eletrônicas são preparadas para atender as pessoas com deficiência visual.

Além do sistema Braille e da identificação da tecla número cinco nos teclados, os tribunais eleitorais disponibilizam fones de ouvido nas seções eleitorais especiais e naquelas onde houver solicitação específica, para que o eleitor cego ou com deficiência visual receba sinais sonoros com indicação do número escolhido.

Essa será a primeira eleição onde os eleitores com deficiência visual ainda vão poder ouvir o nome do candidato após digitar o número correspondente na urna eletrônica, por causa do recurso de sintetização de voz.

Além disso, o eleitor com deficiência poderá, no dia das eleições, preencher o Formulário de Identificação de Eleitor com Deficiência ou Mobilidade Reduzida para autorizar o juiz eleitoral a anotar a circunstância (deficiência) em seu cadastro eleitoral.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.