MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Tecnologia permitirá que eleitor com deficiência ouça o nome do candidato na urna

Recurso de sintetização de voz transforma texto em som. Fones de ouvido serão utilizados

Por Isadora Jaron
27/10/20 - 11:03
Tecnologia permitirá que eleitor com deficiência ouça o nome do candidato na urna Eleitor precisa informar ao mesário sobre a deficiência visual | Foto: Reprodução/Marcelo Camargo (Agência Brasil)

As eleições 2020 ganharam uma novidade. Esse ano, os eleitores que possuem deficiência visual poderão ouvir o nome do seu candidato após digitar o número na urna eletrônica. Esse é um serviço de sintetização de voz, uma tecnologia que transforma texto em som e realiza a leitura do conteúdo escrito em documento, por exemplo.

"A novidade facilita na hora do voto e traz uma maior segurança e autonomia ao eleitor", disse o secretário da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Márcio Lacerda.

Ainda segundo o TRE-RJ, antes de 2020, a urna emitia mensagens gravadas que indicavam ao eleitor com deficiência visual o número digitado, o cargo para o qual estava votando e as instruções sobre as teclas "Confirma", "Corrige" e "Branco".

Quem precisar utilizar na tecnologia precisa informar ao mesário sobre a deficiência visual, para que seja entregue os fones de ouvido e o recurso seja habilitado, garantindo o sigilo do voto.

“Para preservar a segurança sanitária, os eleitores fluminenses com inscrições eleitorais anotadas, que os identifica com deficiência visual, receberão fones descartáveis", destaca Márcio Lacerda.

Na urna eletrônica, a votação não irá começar de imediato. Ela vai ficar estática em uma tela com as orientações sobre como votar. Segundo o TRE-RJ, quando a votação for iniciada, o eleitor terá a possibilidade de fazer a regulagem do áudio, sendo permitido aumentar ou diminuir o volume, para tornar a experiência de votar mais agradável.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.