Maior superlua de 2019 aparece nesta terça-feira, 19

O fenômeno acontece quando a lua cheia está mais próxima à Terra

Por Sara Schuabb
18/02/19 - 15:30
Maior superlua de 2019 aparece nesta terça-feira, 19	A Superlua deve aparecer por volta das 20h na Região Serrana do Rio de Janeiro | Foto: Banco de Imagem

Conhecida no hemisfério norte como Lua de Neve - por se referir à lua cheia na época das severas nevascas - nesta terça-feira, 19 de fevereiro, será dia de espetáculo no céu, quando teremos a maior superlua de 2019, que poderá ser vista da Região Serrana do Rio de Janeiro por volta das 20h.

Segundo o professor de física, matemática, astronomia e diretor do planetário de Nova Friburgo, Reinaldo Ivanicska, a superlua ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu lunar, fazendo a Lua parecer 14% maior e 30% mais brilhante que o normal.

“ A lua gira em torno da Terra em uma órbita elíptica, às vezes ficando mais perto, perigeu, às vezes mais longe, apogeu. Seu brilho aumenta um pouco devido a sua maior proximidade, mas é quase imperceptível. De qualquer forma, acho a lua cheia sempre belíssima e digna de uma boa espiada. E, se de fato as nuvens permitirem, basta olhar para o leste”, diz.

De acordo com a NASA, o satélite natural da Terra estará em sua plenitude quando estiver a uma distância de cerca de 340 mil quilômetros da Terra — 27,4 mil quilômetros mais próxima que a distância média.