MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Lontra aparece em rua do Centro de Nova Friburgo; veja vídeo

Animal foi visto 'passeando' pela avenida Campesina. Biólogo explica motivo do bichano aparecer em vias urbanas

Por Matheus Oliveira
05/11/21 - 11:50
Uma simpática visitante! Lontra aparece em rua do Centro de Nova Friburgo; vídeo Lontras possuem pelagem curta e são ótimas nadadoras | Foto: Banco de Imagem

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, voltou a registrar a presença de um simpático animalzinho: a lontra. Desta vez, ocorreu na última quarta-feira, 3, na avenida Campesina Friburguense, no Centro.

O último registro em vídeo de uma lontra na área central da cidade ocorreu em junho deste ano, quando ela foi flagrada no rio Bengalas, na altura do edifício Itália.

Já nesta semana, um vídeo feito pela friburguense Gabriela Alves do Couto mostra o bichano fora do rio, saindo da rua e indo em direção à calçada.

Uma funcionária de uma loja que fica perto do local da aparição da lontra, que preferiu não se identificar, afirmou ao Portal Multiplix, por telefone, que é comum esses animais aparecerem naquela área.

São três lontras que aparecem nas margens do rio (Santo Antônio) e, às vezes, sobem para as ruas. Já recebemos várias visitas delas. Inclusive, meu filho, de 6 anos, adora observá-las.

O biólogo Luiz Rogick, da ONG SOS Vida Silvestre, com sede em Cachoeiras de Macacu, afirmou à reportagem que com as agressões à natureza, os animais começam a frequentar mais os meios urbanos. Contudo, no caso das lontras, a aparição nas ruas não é tão comum.

“A lontra tem o rio como habitat e ela é adaptada para nadar, com membranas entre os dedos. Logo, se o rio tiver uma certa qualidade (da água) e dependendo do horário, ela vai explorar este corpo hídrico atrás de alimentos”, destaca.

Luiz alerta que caso a lontra esteja em uma via urbana, não é recomendado pegar ou encostar no animal, pois pode transmitir doenças.

“Caso ele esteja em perigo ou machucado, aconselho chamar o Corpo de Bombeiros”, conclui.

Sobre as lontras

Muitas vezes confundidas com as ariranhas, as lontras são menores e possuem hábitos noturnos.

Esses animais possuem a pelagem um pouco mais clara que das ariranhas e também são ótimas nadadoras. Mas, infelizmente, as duas espécies estão em risco de extinção.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.