Ligações clandestinas de água são identificadas em Nova Friburgo e Teresópolis
Prática é considerada crime e pode comprometer o abastecimento de uma rua inteira
31/03/22 - 10:23

Só neste ano, a Águas de Nova Friburgo, concessionária responsável pelo abastecimento de água no município da Região Serrana identificou 41 pontos com alguma irregularidade, os chamados 'gatos'. No ano passado, foram identificadas 179 fraudes deste tipo. Todas elas foram interrompidas.
Segundo o coordenador comercial da empresa, Alessandro Silveira, quando comprovadas essas irregularidades, a concessionária faz contato com o responsável pelo imóvel para alertar e oferecer opções para regularizar a situação.
Uma ligação clandestina é capaz de comprometer o abastecimento de toda uma rua. Por isso, trabalhamos cada dia mais para combater essa atitude e assegurar um fornecimento de qualidade.
Em Teresópolis, também na Serra, cinco ligações clandestinas foram desfeitas em uma operação realizada recentemente pela Cedae, concessionária responsável pelo serviço na cidade.
De acordo com o órgão, quando o caso é flagrado, técnicos fazem testes de pressão, vazão e com reagentes químicos para comprovar que a água do local é realmente fornecida pela companhia. Após a confirmação, a ligação clandestina é desfeita.
“Os gatos têm como consequência o consumo excessivo e a contaminação da rede de abastecimento. Efetuados com materiais impróprios e técnicas inadequadas, favorecem (as ligações) ainda vazamentos e desperdício”, pontua Cesar Villar, assessor de Segurança Patrimonial da Cedae.
Veja como denunciar furtos de água nestas cidades:
Flagrante de ligação clandestina em Nova Friburgo | Foto: Divulgação/Águas de Nova Friburgo
Nova Friburgo: as denúncias ou esclarecimento de dúvidas podem ser realizadas por meio dos canais de relacionamento da concessionária: WhatsApp (21) 97211-8064, aplicativo Cliente Águas, Chat Interativo, que está disponível no aplicativo e no site, ou pelo 0800 757 0422.
Teresópolis: A Cedae mantém canal aberto para denúncias de furtos de água através do site ou pelo telefone 0800-282-1195.
A ligação clandestina de água consiste em agregar um imóvel à rede de abastecimento, sem autorização ou registro no órgão que controla o sistema e sem a emissão da conta de consumo.
Apesar de ser considerada crime, segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, infelizmente, a prática parece estar se tonando cada vez mais comum, de acordo com as concessionárias.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.