MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Julho é o mês das férias escolares! O que fazer com os filhos durante o recesso?

Conheça opções de programas para fazer com os pequenos durante o período

Por Matheus Oliveira
11/07/19 - 11:30
Julho é o mês das férias escolares! O que fazer com os filhos durante o recesso? Piquenique pode ser um dos programas de lazer para fazer com as crianças nas férias de julho | Foto: Banco de Imagem

Julho é o mês das festas julinas, do tempo frio do inverno e ainda das férias escolares do meio do ano. Para os pequenos, esse período é marcado pela folga e pela de diversão. Entretanto, para os pais, é motivo de preocupação por uma questão: onde deixar os filhos para trabalhar e que programas escolher neste período?

Para muitos pais, a solução é caseira e tradicional: deixar as crianças com os avós, como conta a atendente comercial Fernanda Frezi, mãe da pequena Maria, de dois anos e 11 meses.

“Atualmente, ela fica com meus pais no período de férias, porque meu pai está aposentado e minha mãe, como trabalha em escola, fica de férias no mesmo período. Mas, antes, quando não tínhamos essa opção, ela ficava na colônia de férias que a escola oferece”, destaca.

Fernanda afirma ainda que, nesta época do ano, ela e o marido costumam fazer atividades com a filha como ir ao parquinho, ler livros, ir ao shopping ou ao circo, e até mesmo subir uma montanha.

Durante as férias escolares, Fernanda e a filha, Maria, costumam sair para atividades ao ar livreDurante as férias escolares, Fernanda e a filha, Maria, costumam sair para atividades ao ar livre | Foto: Arquivo pessoal/Fernanda Frezi

Já a jornalista Julie Greff aposta em outra opção corriqueira para fazer com a pequena Helena neste período de férias: viajar, mesmo que seja apenas aos finais de semana para fugir do frio da serra fluminense.

“O que mais gostamos de fazer é viajar. Já estamos nos programando para pegar uma praia ainda neste mês; sempre que possível, a gente foge do frio e corre para a praia, nem que seja só nos finais de semana”, afirma.

Julie aproveita o período de férias para viajar com a filha HelenaJulie aproveita o período de férias para viajar com a filha Helena | Foto: Thays Fortuna

Fuja dos aparelhos eletrônicos e celulares

A pedagoga Natália Alves orienta que as férias precisam ser tempo de diversão e descobertas, longe de aparelhos eletrônicos como tablets ou celulares.

“No mundo atual, as crianças estão muito distantes das brincadeiras ao ar livre e muito próximas dos aparelhos eletrônicos como celular e computador. Muitos pequenos não sabem mais brincar de forma simples e participar das "antigas" brincadeiras que faziam parte da nossa infância. E isso é preocupante, pois, esse recesso tem de ser sinônimo de diversão, amizades e aventuras”, afirma.

Ainda de acordo com a pedagoga, a participação e o incentivo dos pais são fundamentais. “Para isso acontecer, é importante que o adulto responsável pela criança nesse período de férias incentive e promova brincadeiras ao ar livre. Que afaste a criança do celular. Será uma experiência incrível tanto para a criança quanto para o adulto relembrar uma parte de sua infância”, finaliza.

Opções de lazer na serra

Existem algumas formas para aproveitar o momento entre pais e filhos, e desligar a garotada da rotina tecnológica. Confira algumas:

  • Colônia de Férias – A colônia de férias é uma forma de lazer que possui uma série de atividades voltadas para as crianças e os adolescentes. É organizada por equipes com o objetivo de incentivar a livre iniciativa, as brincadeiras lúdicas, a leitura e o contato com a natureza.

  • Piquenique – Com as belas paisagens da Região Serrana, os piqueniques são outra boa pedida para divertir os pequenos. Em Nova Friburgo, locais como o Nova Friburgo Country Club ou o Parque do Cão Sentado (caso queiram subir uma montanha) são ótimos locais para um piquenique.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.